Semana do Aleitamento Materno reforça importância da amamentação para desenvolvimento de bebês
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada entre os dias 1º e 7 de agosto, reforça a importância da amamentação para o desenvolvimento dos bebês e para a diminuição da mortalidade entre recém-nascidos.
Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, a nova campanha, lançada nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde, reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
O aleitamento materno bem-sucedido começa com o apoio das famílias, dos profissionais de saúde, dos governos, dos empregadores e das comunidades. Manter a amamentação em alta na agenda da saúde é fundamental para melhorar a saúde global.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os 2 anos. O aleitamento materno precoce e exclusivo, com a introdução de alimentação complementar adequada em torno de seis meses de idade garante que mães e bebês recebam o máximo dos benefícios em termos de saúde.
Entre os benefícios, o leite materno ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, assegura a segurança alimentar de bebês e crianças pequenas e, assim, ajuda a tirar pessoas e nações do ciclo da fome e da pobreza.
As unidades de Saúde de Santa Catarina estarão realizando uma série de atividades voltadas para servidores e público externo durante toda a semana.
Programação
Maternidade Darcy Vargas (Joinville-SC)
No dia 6 de agosto, no Teatro Juarez Machado serão promovidos simultaneamente a X Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas, o IV Simpósio do Banco de Leite Humano e o Dia da Comunidade, uma tarde de evento voltada inteiramente para a população local, com palestras informativas e tendas de aconselhamento em Aleitamento Materno, entre outras atividades.
Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis)
No dia 05 de agosto (domingo), acontecerá o I PEDALAMAMENTA de Florianópolis. A ideia é reunir diversas pessoas que pedalam em busca de uma vida saudável, e a amamentação propõe essa prática desde o início da vida!
Nos dias 6 e 7 de agosto, ocorrerá a 1ª Semana Científica da Maternidade Carmela Dutra, o 1º Encontro de Banco de Leite, e o 2ª Encontro Multiprofissional da maternidade.
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (Itajaí)
Entre os dias 06 a 10 de agosto 2018, será realizado o Curso de Manejo e Promoção do Aleitamento Materno, com duração de 20 horas. Além do curso, serão divulgadas mensagens sobre os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno/ Hospital Amigo da Criança / Rede Cegonha no hospital.
Hospital Regional de São José (São José)
Dia 02 de agosto, a direção da unidade promove um café comemorativo e homenagem às mães doadoras de leite materno;
Entre o dia 1º a 7 de agosto de 2018, ações de divulgação da Semana do Aleitamento e sensibilização de todos os funcionários e usuários do refeitório da unidade.
– Divulgação do mural em apoio ao aleitamento materno com as mães servidoras do HRSJ.
– Dia 29, 30 e 31 de agosto, curso interno de manejo da amamentação, do HRSJ.
Maternidade D. Catarina Kuss (Mafra)
Chá alusivo ao agosto dourado será realizado no dia 05, às 14:30.
Confira os benefícios da amamentação
– O aleitamento materno ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, assegura a segurança alimentar de bebês e crianças pequenas e, assim, ajuda a tirar pessoas e nações do ciclo da fome e da pobreza. É, portanto, um alicerce para a vida. Proteger, promover e apoiar a amamentação é vital para um mundo mais sustentável.
– A amamentação exclusiva protege contra mortes infantis causadas por doenças infecciosas.
– O aleitamento materno está associado com melhor desempenho nos testes de inteligência em crianças e adolescentes.
– A criança amamentada é mais estimulada.
– O aleitamento materno protege contra sobrepeso/obesidade.
– O aleitamento materno contribui para a sustentabilidade ambiental e segurança alimentar.