Cidasc anuncia cronograma de habilitação para realizar exames de mormo
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) divulga datas dos cursos de habilitação de médicos veterinários para realizar exames de mormo. Os profissionais já habilitados também devem renovar sua autorização.
Os exames são obrigatórios para o transporte de cavalos em Santa Catarina ou para outros estados e têm validade de 60 dias. Os exames devem ser apresentados quando o proprietário for solicitar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e devem ser levados durante o transporte do cavalo para eventos agropecuários.
O material para exame é colhido por veterinários particulares e encaminhado para um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Mormo
O Mormo é uma doença infectocontagiosa provocada pela bactéria Burkholderia mallei e pode apresentar-se na forma aguda ou crônica, sendo que a primeira é mais comum em asininos e muares e a forma crônica acomete mais os eqüinos. A doença pode ser transmitida ao ser humano através do contato com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes e com objetos contaminados. As pessoas que mantiverem contato com animais suspeitos ou positivos devem procurar os serviços de saúde pública. Lembrando que toda suspeita de Mormo deve ser notificada imediatamente à Cidasc para que sejam adotadas as medidas sanitárias pertinentes.
Mais informações: (48) 3665-7206 ou pnse@cidasc.sc.gov.br
Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC
Fone: (48) 3665 7037
Site: www.cidasc.sc.gov.br