Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Adolescentes do Parlamento Mirim...

Adolescentes do Parlamento Mirim do Sul do Estado visitam Casa D’Agronômica

Cerca de 20 adolescentes da Parlamento Jovem da cidade de Forquilhinha visitaram na manhã desta quarta-feira, 18, a Casa D’Agronômica, residência oficial do governador do Estado. Os jovens com idades entre 12 e 17 anos passaram a manhã conhecendo de perto os detalhes que fazem parte do cotidiano de um governador. 

Suzana Pirola Vassoler, coordenadora do programa Cidadania da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, contou que os adolescentes estavam ansiosos para conhecer a casa onde o governador mora. “Para muitos era um sonho, inclusive para muitos do Legislativo que não conhecem também é. Isso é algo muito interessante e muito importante, principalmente para a formação cidadã, que é algo que a gente prioriza”, relata.

Um dos presidentes eleitos da Câmara Legislativa Mirim, Vinícius Raulino Boeng, de 15 anos, destaca a experiência única que é a oportunidade de visitar a residência oficial. “É uma visita em que a gente aprende muito. Dá pra ver a importância desta casa, tanto para nossa história, quanto para o governador, que pode trazer as pessoas e resolver muitas coisas importantes aqui, com certeza a gente vai levar para o resto da vida”, afirma.

Projeto de Portas Abertas

A visita dos adolescentes faz parte do projeto cultural “De Portas Abertas”, pioneiro em Santa Catarina, que acontece desde maio deste ano e é uma iniciativa da primeira dama Nicole Torret Moreira.

A Casa D’Agronômica, construída entre os anos de 1952 e 1954, hoje abriga no jardim espécies de árvores como figueiras, pinus, coqueiros, eucaliptos e ainda um exemplar de pau-brasil. A residência ocupa uma área de 50.000 metros quadrados e é considerada um patrimônio histórico, tombado, e recebeu até o momento 19 governantes.

A ideia de mostrar a residência por dentro é promover uma maior aproximação com os jovens e também incentivar o interesse pela história e cultura de Santa Catarina. “Com tudo que a gente conseguiu ver aqui hoje, deu mais vontade ainda de querer seguir uma carreira política, ser governador ou até mais. Conhecendo a rotina você fica com mais vontade, vê que é pra ajudar as pessoas é para tratar de coisas importantes que vão em prol da população”, disse o jovem Vinícius.

Acervo cultural

Além de conhecer detalhes da construção, o tour pelo interior da casa, construída em estilo colonial misto na década de 1950, é o ponto alto do passeio e também permite a apreciação de obras de arte, como pinturas, esculturas e itens decorativos históricos que existem no local.
As obras estão catalogadas e os estudantes puderam conhecer de perto telas de artistas catarinenses como Willy Zumblick, Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Vera Sabino, Valda Costa e também do pintor modernista brasileiro Di Cavalcanti.

Visitas agendadas

As visitas, previamente agendadas, são guiadas e acontecem todas as quartas-feiras. Os responsáveis por escolas e parlamentos mirins podem entrar em contato pelo e-mail da Casa Militar: cerimonial@scm.sc.gov.br.

Informações adicionais para a imprensa:

Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br 
www.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support