Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Com o objetivo de...

Com o objetivo de conter a evasão escolar, Educação muda o calendário de matrículas dos Cedup´s

SDR Lages Cedup Renato Ramos da Silva Lages 25.06.2015 Foto Pablo Gomes 4


Foto: Divulgação/SED

Para equilibrar a oferta e a procura de vagas nos cursos profissionalizantes, a Secretaria de Estado da Educação está implementando mudanças no calendário dos 18 Cedup´s de Santa Catarina. A partir de agora, a matrícula de novos alunos passa a ser anual, a exemplo do que ocorre na Educação Básica (ensinos fundamental e médio).

A medida é baseada em estudos e está diretamente relacionada a evasão escolar, que atualmente é de cerca de 40% em alguns dos 44 cursos oferecidos nos centros profissionalizantes do Estado (veja o quadro). Hoje, há casos de turmas com um único aluno, como verificado no curso de Informática oferecido no Cedup de Tubarão – no início do módulo, no primeiro semestre, eram 45 estudantes.

A cena se repete no Norte do Estado, no Cedup Dario Geraldo Salles, em Joinville, onde o curso de Marketing iniciado em janeiro com 26 alunos tem hoje apenas 7 estudantes matriculados. “Os estudos nos mostram que há pelo menos três causas para a evasão: a relação entre a oferta e a procura em cada região, a matriz curricular e a metodologia usada em sala de aula”, explica a diretora Marilene Pacheco (Gestão da Rede).  

Ainda neste semestre, a Secretaria de Estado da Educação deve dar continuidade aos estudos, reunir os gestores e coordenadores dos cursos e implementar novas mudanças. A ideia é rever a matriz curricular ou mesmo a lista de cursos oferecidos em cada região. A SED reforça ainda que o cronograma de aulas dos alunos já matriculados nos cursos ofertados pelos Cedups não sofreu nenhuma alteração. A orientação é que nenhum aluno seja prejudicado. As matrículas de alunos novos ocorre normalmente em fevereiro de 2019.

Cedup MATRÍCULAS NO MÓDULO 1 1
Fonte: Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina – SISGESC – Dados extraídos em 2 de julho

Mais informações para a imprensa:
Dafnée Canello
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação
Fones: (48) 3664-0161 / (48) 99682-6562 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support