Governo do Estado garante continuidade da restauração da Ponte Hercílio Luz
Foto arquivo / Secom
A obra de restauração da Ponte Hercílio Luz, um dos principais monumentos históricos de Santa Catarina, recebeu aditivo de R$ 37 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para atender alterações no projeto original e possibilitar a abertura de novas frentes de trabalho.
Na área continental da estrutura, já foi iniciada a retirada do bloco de concreto que sustenta as barras de olhal, mas um imóvel ainda impede a demolição total do bloco. A desapropriação aguarda a decisão judicial. “O valor da desapropriação já foi depositado em juízo e agora dependemos da decisão judicial. Após a emissão de posse poderemos fazer um planejamento do final da obra e falar sobre tudo que a envolve. Temos reuniões quinzenais com a empresa responsável pela realização da restauração e ainda teremos 12 meses trabalhados após a liberação do imóvel a ser desapropriado no Continente”, explica o secretário da Infraestrutura, Paulo França.
Andamento das obras
A colocação do piso final da pista sobre o viaduto, na parte insular, está em andamento. É por lá que os veículos passarão após a entrega da obra. Também segue a implantação das barras de olhal. Os trabalhos iniciaram em março deste ano. Já foram trocadas 120 barras, de um total de 360. Paralelamente, é realizada a instalação dos montantes e dos contraventamentos. Essas estruturas fazem parte da treliça e atuam para manter a forma retangular da viga de rigidez.
A ponte Hercílio Luz deve receber 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Para o secretário da Infraestrutura, Paulo França, este é um momento fundamental da recuperação da ponte. “Agora ela começa a retomar sua forma original”, declara.
Mais informações para a imprensa:
Patrícia Zomer
Secretaria de Estado da Infraestrutura
Fone: (48) 3664-2008 / 9 – 9995-8494