Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri inaugura Laboratório de...

Epagri inaugura Laboratório de Biotecnologia em Sanidade Animal em Chapecó

A pesquisa agropecuária em diagnóstico animal no Oeste Catarinense passa contar com uma importante ferramenta, o Laboratório de Biotecnologia em Sanidade Animal (Biotecsa), inaugurado nesta quarta-feira, 20, no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf), unidade de Chapecó. A entrega oficial do laboratório integrou a programação do III Fórum Oeste Catarinense do Leite (Focaleite).

O laboratório vai trabalhar com foco em diagnóstico microbiológico e molecular de enfermidades que afetem a produção animal e a saúde pública, com pesquisas na área da produção de leite, com monitoramento da sanidade animal. O Oeste Catarinense é a maior bacia leiteira do Estado concentrando 75,1% da produção e responde por 48,1% da carne bovina.

O médico-veterinário, Vagner Miranda Portes, doutor em biotecnologia e biociência e pesquisador da Epagri/Cepaf está à frente do Biotecsa. Portes observa que o Laboratório irá auxiliar programas de vigilância epidemiológica e de saúde pública, principalmente no que está relacionado com as zoonoses transmitidas via leite e derivados. “Irá proporcionar conhecimentos estratégicos em nível de rebanho para controle de mastite e sanidade bovina. Também irá auxiliar na implementação de medidas focadas na qualidade e segurança dos alimentos”, pontua.

Estrutura

joomplu:38325

O Biotecsa vai usar estruturas de outros laboratórios já existentes na Epagri/Cepaf, sem interferir na operação destes. Também foram investidos R$ 200 mil em novos equipamentos, com verbas da Fapesc, PAC Embrapa e da própria Epagri. “Além de atender a área de diagnóstico animal, também vai possibilitar ao centro de pesquisa trabalhos nesta linha molecular, com a parte de doenças vegetais”, explica o médico-veterinário, sobre a estrutura disponibilizada.

O laboratório será uma fonte de informações para auxiliar na prevenção de possíveis doenças que atingem a produção de leite. “É um investimento com o objetivo principal de dar resposta rápida ao produtor rural. É mais uma ferramenta para que, quem faz a assistência técnica, leve respostas efetivas”, afirma o presidente da Epagri, Luiz Hessmann.

Focaleite

O Focaleite chegou à terceira edição. Neste ano o evento colocou em pauta a qualidade do leite e seus derivados. Foi discutida a importância do diagnóstico no controle da mastite bovina e sua relação com a qualidade dos lácteos, imunologia de glândula mamária, e uma avaliação das Unidades de Referência Técnica (URTs) acompanhadas pela Epagri.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail:
imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco