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Empresários do setor tecnológico apoiam campanha “Compre de SC”

Foto arquivo / Secom

Lançado no último dia 8 de junho pelo governador Eduardo Pinho Moreira o movimento “Compre de SC” ganha a cada dia mais adesões. De prefeituras, a entidades empresariais e empresas dos mais diferentes setores produtivos, cresce o apoio pelo consumo de produtos catarinenses e consequente fortalecimento da economia de Santa Catarina. “Temos produtos que agradam a todos os gostos, paladares, uma indústria diversificada e de qualidade, então por que não dar preferência aos produtos catarinenses?”, argumentou o governador durante o lançamento do movimento.

Responsável por aproximadamente 5% da riqueza do Estado e principal arrecadador de impostos da cidade de Florianópolis, o setor de tecnologia é um apoiador da campanha “Compre de SC”. Na opinião do presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, as soluções criadas pelas empresas locais são capazes de atender a uma gama variada de outros segmentos.

“O setor de tecnologia é um grande apoiador de qualquer iniciativa para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Queremos que as pessoas comprem daqui não só por questões de preço, mas porque nós temos produtos de qualidade. Apoiamos essa campanha e somos muito orgulhosos daquilo que produzimos”, diz Leipnitz.

SC tem 2,9 mil empresas de TI

Atualmente, o Estado possui 2,9 mil empresas de Tecnologia da Informação (TI), com cerca de com 5,3 mil sócios empreendedores e quase 50 mil funcionários. Os números são de um estudo recente feito a pedido da própria Acate. Segundo Leipnitz, aproximadamente 90% da produção do Estado é comercializada fora de Santa Catarina, seja em outras unidades da federação ou até mesmo fora do Brasil. É por conta disso que ele acredita haver espaço para que mais catarinenses passem a ser clientes do setor tecnológico do Estado.

“No médio e longo prazo a tecnologia se transformará na maior economia do nosso Estado. Muitas empresas que hoje são de outros setores vão acabar se transformando em negócios voltados para a tecnologia. E vale destacar que Santa Catarina tem uma característica peculiar: a maioria absoluta das nossas empresas foi criada aqui, diferentemente de outros estados, onde há muitas multinacionais”, opina Leipnitiz.

No início, o setor de tecnologia em Santa Catarina era caracterizado por pequenas empresas. Com o tempo, cresceu o número de companhias médias e grandes. Um exemplo é a Softplan, com sede em Florianópolis. A empresa hoje possui 1,7 mil colaboradores e tem clientes em vários estados do Brasil.

Oportundade para ampliar vendas internas

Para Moacir Antônio Marafon, diretor-executivo da Softplan, a campanha “Compre de SC” é extremamente positiva, já que o Estado tem destaque em diversos setores e isso coloca em evidência os produtos catarinenses, ajudando a gerar renda e desenvolvimento dentro do nosso território. No caso da empresa de Marafon, apenas 12% do faturamento é fruto de vendas internas, e ele acredita que há espaço para crescimento nesse sentido.

“Nós mantemos 73% dos nossos colaboradores no Estado. São empregos de alto nível, que exigem uma formação de qualidade. Mas, ao mesmo tempo, não conseguimos ter a mesma performance de venda aqui do que em outros lugares. Acredito que esse programa foi muito bem acertado. Valorizar a prata da casa é importante”, diz Marafon.

Ainda segundo o empresário, os produtos catarinenses possuem um selo de qualidade, e portanto o consumidor pode ter a certeza de estar adquirindo algo de alto padrão: “O que nos diferencia é que as empresas de Santa Catarina tornaram-se especialistas em segmentos distintos, ofertando produtos altamente especializados. Por que não compramos mais daqui?”

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br