Escola de Ituporanga inicia programa como vencedora do Prêmio Nacional Gestão Escolar
A Escola de Ensino Fundamental Mont’Alverne, de Ituporanga, vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2017, começou nesta quinta-feira, 14, um programa pedagógico com duração de um ano, em parceria com a Fundação Roberto Marinho – do Rio de Janeiro, outorgadora da premiação. O programa inclui ações educativas, didático-pedagógicas e culturais envolvendo gestores, professores, alunos e pais de alunos, abordando temas variados como tecnologia, prazer da leitura, artes e produção audiovisual.
Entusiasta de uma gestão engajada e democrática, a diretora Viviane Bennert garante que com a parceria serão implementadas ações incentivando a participação de pais e/ou responsáveis nas atividades e decisões de alunos e professores no dia a dia da escola, em uma gestão participativa. “Temos aqui uma escola aberta ao diálogo, voltada à inclusão social e o programa que está sendo implementado na aprendizagem dos estudantes resulta nos bons índices de aprovação, de assiduidade e nas avaliações externas e que, comprovadamente, melhoram o ensino na escola”, comemora a diretora, após assinar o termo de compromisso entre a escola que dirige e a Fundação Roberto Marinho.
Para a gerente regional de Educação, professora Cátia Brasil, professor que incentiva a participação da comunidade nas escolas faz a diferença no ensino da rede estadual de ensino. Cátia Brasil diz que o prêmio nacional incentiva educadores a implementar tal gestão participativa em outras unidades escolares, com resultados positivos e alentadores, tornando os alunos protagonistas de suas vidas escolares, em família e mesmo na comunidade.
Maria Pereira da Silva, mãe da aluna Alessandra – do 1º ano do Ensino Fundamental na Mont”Alverne – acha-se gratificada pela filha estar participando de programa nacional que insere mudanças para melhorar o ensino, estimulando alunos e pais de alunos a participar mais ativamente da vida escolar. A aluna Caroline Ferreira, do 9º ano do Ensino Fundamental, diz se sentir estimulada a participar mais ativamente da vida escolar, com técnicas pedagógicas inovadoras, o que acaba com a mesmice das aulas de antes do programa implementado com a Fundação Roberto Marinho. Ela mesma espera poder render mais nos estudos e estar mais preparada vida afora.
O Prêmio Gestão Escolar desde 1998 é tocado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com o MEC e o FNDE. Na 16ª edição contemplou projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública brasileira. Adriana Trindade, representante da fundação premiadora, diz que a entidade elegeu o trabalho da Escola Estadual Mont´Alverne, como o grande vencedor nacional como forma de estimular a melhoria da gestão escolar, reconhecendo boas práticas que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias e inspirando a prática de um ensino público de qualidade.
Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336
sc.gov.br/regionais/riodosul