Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Comitiva japonesa da JICA...

Comitiva japonesa da JICA elogia estrutura do Cigerd

Representantes da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) visitaram o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd) na última segunda-feira, 4. O objetivo foi conhecer a nova estrutura de proteção e defesa civil em operação no Estado, assim como divulgar o novo projeto de cooperação para contramedidas de combate a desastres e deslizamentos.

Durante o encontro, os japoneses percorreram as instalações do Cigerd e ficaram surpresos com o nível que Santa Catarina alcançou. “Nós iniciamos o projeto no início de 2015 e tecnicamente grande parte do que foi debatido entre os governos estadual e japonês foi implementado”, destacou o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

JICA

De acordo com o representante da JICA, Yutaro Tanaka, o Cigerd é uma instalação exemplar pela estrutura integrada, ressaltando que o local permite reunião de diversas secretarias e agências de governo, todas debatendo sobre as medidas e intervenções que devem ser feitas em momentos de desastre. Tanaka comentou que no Japão existe o desafio da cultura vertical em que cada órgão atua sozinho. “Aqui pude perceber que a instalação favorece a integração e confesso que temos que aprender com vocês sobre isso”, afirmou.

Já em relação ao novo projeto, Moratelli comentou que faz parte da parceria que os governos brasileiro e catarinense têm com a JICA e vem no sentido de complementar o projeto de gestão integrada de desastres que norteou toda a política de gerenciamento de riscos em Santa Catarina. Essa nova parceria inicia agora tendo a localidade da nova Rússia, em Blumenau, como piloto.

Em paralelo, está em andamento o projeto da Bacia do Rio Itajaí de minimização de efeitos da chuva. “O passado nos mostrou que temos problemas causados por inundações e deslizamentos. Esse projeto tem como objetivo minimizar os efeitos em áreas ocupadas, corredor de serviços ou rotas de fuga”, explicou Moratelli.

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br
Site: www.defesacivil.sc.gov.br