Eduardo Pinho Moreira destaca benefícios de acordos feitos na Argentina
As 24 horas em solo argentino renderam bons acordos, que resultarão em benefícios futuros para Santa Catarina. Esse foi o balanço feito pelo governador Eduardo Pinho Moreira da visita às províncias de Misiones e Tucumán do país vizinho ao longo da terça e da quarta-feira.
O primeiro compromisso ocorreu na cidade de Posadas na terça-feira, 15, onde foram assinados termos de cooperação nas áreas de saúde, segurança pública e educação. Nesse último tema, foi dado um passo importante para que seja inserido o ensino do espanhol no currículo do ensino público fundamental e médio em Santa Catarina. O mesmo deve ocorrer com o português no lado argentino da fronteira.
“Foram dois dias de intenso trabalho na Argentina. Só 24 horas aqui, mas grandes realizações e grandes acordos. É fundamental que essa integração aconteça na região da fronteira. Muitos argentinos frequentam Santa Catarina e muitos catarinenses frequentam a Argentina”, afirmou o governador pouco antes de retornar ao Brasil.
ENCONTRO DA ZICOSUR
Foto: Airton Fernandes / Secom
Nesta quarta-feira, 16, o compromisso foi na província de Tucumán, onde o governador representou o Brasil em um evento da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur), que reuniu representantes de 50 estados de seis países do continente. Na ocasião, Santa Catarina assumiu a comissão de Turismo, Cultura e Educação da associação. O feito foi destacado por Moreira:
“Para o turismo de Santa Catarina, isso é fundamental. Nosso Estado recebeu mais de 1,5 milhão de turistas estrangeiros na última temporada e ainda temos alguns desafios”, frisou Eduardo Pinho Moreira.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michereff Neto, também acompanhou a plenária da associação e participou das reuniões setoriais em San Miguel de Tucumán.
PACÍFICO E ATLÂNTICO
Além do turismo, também foi debatido no evento da Zicosur o corredor bioceânico, um projeto de integração regional entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Segundo o governador, Santa Catarina possui cinco portos que podem se beneficiar desse programa. Outro tema discutido foi a possibilidade de o Brasil exportar proteína de origem animal por meio do porto de Antofagasta, no Chile.
“A presença do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, mostrou que nós estamos integrados, que essas discussões continuarão e com certeza teremos conquistas”, finalizou Moreira.
Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br