Epagri realiza curso sobre bovinocultura de leite em Meleiro
Por meio de uma parceria entre Epagri, Senar e Cooperativa dos Produtores de Leite e Agroindústria Familiar Rural (Coopercolmeia), foi realizado em Meleiro nos dias 8 e 9 um curso sobre bovinocultura de leite, para melhorar o manejo e a produtividade.
Entre os assuntos abordados estavam a formação dos solos, adubação e calagem. A engenheira agrônoma Luciana Ferro Schneider falou sobre as fontes de adubos que podem ser utilizadas nas pastagens, vantagens e limitações, chamando atenção sobre os excessos na adubação e suas implicações. “A quantidade de adubo a ser utilizada para a fertilização deve ser baseada numa boa amostragem de solo submetida à análise”, explicou.
Alimentação animal foi o tema abordado pelo engenheiro agrônomo Homero Rock Bosh Jr, que falou também sobre a exigência nutricional dos bovinos e dos inconvenientes que podem ocorrer se a alimentação for mal administrada. ”Muitas vezes na dieta se observa mais a quantidade de proteína dos alimentos, quando em muitos casos, o fator limitante é a energia”.
O engenheiro agrônomo Diego Adílio da Silva abordou o tema “Implantação e manejo de pastagens”, onde ressaltou a importância de conhecer sobre a pastagem a ser implantada, o comportamento alimentar dos bovinos e as questões ambientais, como o solo, por exemplo, para o bom manejo do sistema. Demonstrou aos produtores 16 espécies que podem ser utilizadas para fornecimento de volumoso aos animais, atentando sobre suas exigências, adaptações e limitações, enfatizando a importância dos piquetes – a altura de entrada do pasto para colocação e retirada dos animais dos piquetes.
Outro tema ministrado aos agricultores foi melhoramento genético, pelo médico veterinário Marcelo Silva Pedroso. Ele falou sobre cruzamentos e critérios que podem auxiliar o produtor para a tomada de decisão sobre a escolha do sêmen utilizado no rebanho, dando ênfase aos aprumos. Relatou que a característica norteadora para melhoramento do rebanho, quando iniciada a bovinocultura de leite na propriedade, é a produtividade. “Após a melhoria desta, observa-se outros fatores, como pernas, angulosidade, garupa, inserção do úbere”.
Finalizando o encontro, foi realizada uma visita à propriedade do produtor Nelci Cezar Giassi, onde os produtores observaram na prática a questão de aprumos. O médico-veterinário aproveitou o momento para mostrar um catálogo de touros, com as características para a definição do sêmen. Durante a visita às pastagens, também aconteceu uma prática de amostragem de solo para envio à análise.
O evento contou com a presença do engenheiro agrônomo e presidente da Coopercolmeia Antonio Simoni de Oliveira, Cooperativa fundada em Meleiro com o expressivo crescimento da atividade da bovinocultura de leite nos últimos anos no Município, já conhecido pela expressiva produção de arroz.
Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua