Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Casa d’Agronômica é aberta...

Casa d’Agronômica é aberta oficialmente à visitação de estudantes


Fotos: Jeferson Baldo / Secom

De portas abertas. É assim que a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador do Estado, está recebendo estudantes para um projeto cultural pioneiro em Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 9, Eduardo Pinho Moreira e a primeira dama, Nicole Torret Moreira, recepcionaram os vereadores mirins de Blumenau na visita que marcou a abertura da iniciativa. 

“É importante que eles conheçam a Casa da Agronômica, que faz parte da história de Santa Catarina, e que saibam que aqui moraram muitos governadores. Além de conter diversas obras de artistas catarinenses, que contribuíram para a construção do patrimônio cultural, artístico e histórico do Estado, como os pintores Vera Sabino e Willy Zumblick”, destacou o governador.

O projeto cultural “De Portas Abertas”, de iniciativa da primeira dama, é voltado para estudantes das redes pública e particular de ensino e consiste em uma visita guiada à Casa d’Agronômica. O objetivo da iniciativa é promover maior aproximação com os jovens, que serão os cidadãos amanhã, além de despertar neles o interesse pela história e pela cultura de Santa Catarina.

>>> Mais fotos na galeria

“Este lugar é da população. Ele contém uma riqueza cultural e histórica do nosso Estado. É uma verdadeira aula para os estudantes que a visitam,”, comentou Nicole.

DESPERTAR INTERESSE
Para a estudante Laura Teixeira Sumensari, de 14 anos, presidente da Câmara Mirim de Blumenau, a política está inserida diretamente na vida de todos e a visita despertou o interesse na vida pública. “Eu gostei muito, foi uma inspiração para nós. Meu sonho é ser médica, o governador também é médico, então eu posso me tornar uma governadora também”, revelou Laura.

IMBUIA
Para marcar oficialmente a primeira visita, o governador, a primeira dama e os alunos plantaram uma muda de Imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina no jardim da residência. “Escolhemos esta árvore por ser símbolo de Santa Catarina e também para fazer um alerta de conscientização. Assim como outras plantas, a Imbuia está em extinção”, explicou a primeira dama.

Após o ato, os alunos continuaram o roteiro no jardim, que abriga espécies de figueira, pau-brasil, pinus, eucalipto e coqueiros.

ACERVO CULTURAL

O ponto alto da visita foi o tour pelo interior da casa, construída em estilo colonial misto na década de 1950. As crianças puderam conhecer diversos detalhes da residência e apreciar obras de arte, como pinturas, esculturas e itens decorativos e históricos.

As obras do interior da casa estão catalogadas e em todas as visitas os estudantes poderão conhecer de perto telas de artistas catarinenses como Willy Zumblick, Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Vera Sabino, Valda Costa e outros como Di Cavalcanti e Silvio Pléticos.

“Quem conhece, preserva. É importante nós preservarmos, porque é a nossa história. Elas retratam a nossa cultura, modo de viver e ser”, disse a responsável pelo acervo de obras de arte do Estado, Sônia Fraga Machado.

COMO VISITAR

As visitas serão guiadas e ocorrerão uma vez por semana em dois períodos, por meio de agendamento. As escolas que tiverem interesse em participar, deverão entrar em contato pelo e-mail da Casa Militar: cerimonial@scm.sc.gov.br.

Mais informações para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Fone: (48) 3665-3009 / 9 9909-4482
Site: www.sc.gov.br


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support