Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto muda percepção de...

Projeto muda percepção de alunos de rede estadual sobre produção de vinhos na Serra

O projeto Aprendizado de Saber está mudando a percepção de alunos da rede estadual da Serra Catarinense. Liderado pelo professor de História, Gil Karlos Ferri, o projeto teve mais uma etapa desenvolvida nesta terça-feira, 24, com a participação dos alunos da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi, que visitaram a Vinícola Thera, na localidade de Caneleira, em Bom Retiro.

Durante a atividade extracurricular, os alunos conversaram com o filho do proprietário da Vinícola Thera, Abner Freitas, sobre o empreendimento. Idealizado para produzir vinhos finos de altitude, a Vinícola Thera conta com um projeto mais abrangente no futuro, que prevê a construção de um hotel e um condomínio residencial, todos relacionados ao cultivo das uvas viníferas e produção de vinho. Para o professor Gil Karlos Ferri, a visita representa mais uma oportunidade de conhecimento para os alunos da região.

“A Serra catarinense desponta na produção de vinhos e quero que eles aprendam a reconhecer esta realidade e que possam sentir-se parte dessa história toda vez que ouvirem falar dos vinhos da região. Muitos alunos acreditavam que o acesso a uma vinícola, por exemplo, era exclusivo das classes sociais de maior poder aquisitivo”.

joomplu:36770

O projeto é desenvolvido com parceria dos proprietários das vinícolas. Além da visita aos empreendimentos, a programação inclui uma conversa com os enólogos sobre tudo o que envolve a transformação da uva em vinho, além de atividades culturais. Sem degustar a bebida, o lanche é acompanhado de suco natural de uva. “Um projeto desses é importante para abrir os horizontes dos estudantes, que podem vir a criar o gosto pelo cultivo de uvas ou até a produção de vinhos no futuro. O professor Gil Karlos Ferri está de parabéns”, destacou o secretário executivo da ADR Lages, João Alberto Duarte, que acompanhou parte da visita nesta quarta-feira.

De acordo com a Epagri, os vinhedos de Santa Catarina ficam localizados nos pontos mais altos do Estado, entre 900 a 1,4 mil metros, acima do nível do mar. O primeiro empreendimento ligado à fabricação de vinhos finos se instalou em São Joaquim, na década de 1990. No ano seguinte, outros projetos foram iniciados e se sucederam, até a criação da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), em 2005. A atividade representa mais de 300 hectares em produção no Estado, nas regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos. A produção média anual assegura a elaboração de uma carta de vinhos com 120 rótulos, e a algumas já conquistaram prêmios com a participação em concursos nacionais e internacionais.

Informações adicionais para imprensa:
Cristiano Rigo Dalcin
Assessor de Comunicação ADR Lages
imprensa.srdlages@gmail.com
(49) 98839-1727/(048) 99984-3619

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support