Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Campanha de vacinação contra...

Campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda


Foto: Josiane Zago/ ADR Videira

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa na segunda-feira, 23, porém os preparativos já vêm acontecendo há semanas, com o recebimento das doses na Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Videira, e distribuição para os 18 municípios de abragência.

Segundo a gerente de saúde, Fabiana de Fátima Moraes, é um trabalho muito eficiente que as ADRs prestam por meio das regionais de saúde. “Na saúde a descentralização é muito eficiente, por meio dela, além de otimizar o tempo para os municípios, aproxima os serviços e diminui os custos, além é claro, da equipe da regional de saúde estar sempre disposta para sanar quaisquer dúvidas”, afirmou.

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina será realizada de 23 de abril a 1º de junho, sendo dia 12 de Maio o dia D de mobilização nacional. Até o momento o Estado já recebeu do Governo Federal o montante de 37% das vacinas necessárias, e a previsão é que neste sábado, mais um montante estaja disponível.

Na Regional de Saúde, além da distribuição das vacinas é orientado sobre o preenchimento das informações, dados referentes as metas que cada município deve atingir  e orientações gerais sobre a campanha. Em Santa Catarina, a população-alvo para a vacinação é composta por 1.844.225 pessoas, sendo que nos 18 municípios da regional de Saúde de Videira, são 74.611 pessoas.

Os grupos prioritários são: crianças entre 6 meses e 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; professores do ensino infantil, fundamental e médio e de universidades públicas e privadas; indivíduos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90%.

Segundo Mônica Vanz, enfermeira da Gerência de Saúde, além da imunização, é necessário manter a higiene em dia. “Os dias mais frios fazem com que fiquemos em ambientes fechados e pouco arrejados. Essa condição é muito positiva para a multiplicação de doenças respiratórias. Então além de evitar esses ambientes, lavar as mãos, seguir a etiqueta ao tossir, entre outras recomendações permanecem”, afirmou.

Reforço na vacina contra Tétano

Em Santa Catarina, a vacinação contra o tétano será intensificada durante o período de campanha contra a gripe, especialmente para os adultos, grupo que apresenta baixa cobertura vacinal. Quem não tiver carteira de vacinação, ou a tiver perdido, também pode procurar o posto de saúde para tomar a vacina.

No ano passado, 12 casos de tétano acidental foram confirmados no estado, sendo a maioria entre pessoas maiores de 50 anos, dos quais 4 evoluíram para óbito. Isso representa uma taxa de letalidade de 33,3% acima da taxa nacional, que foi de 32,6%. A vacinação é a única maneira de evitar a doença, mas é preciso tomar três doses para garantir a imunização, com reforço a cada dez anos.

Nos municípios da regional de saúde de Videira, o público é orientado a se dirigir aos postos com a caderneta de vacinação. Caso não esteja imunizado, o procedimento será a aplicação da vacina.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira