Governador inaugura Subestação de Bombinhas e destaca força econômica do município para o Turismo
Com uma capacidade de atender até 16 mil unidades consumidoras, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 20, a Subestação (SE) de Bombinhas. O investimento do Governo do Estado, por meio da Celesc, foi de aproximadamente R$ 7,8 milhões e garante mais segurança no abastecimento de energia elétrica da região. O ato de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira e do presidente da Celesc, Cleverson Siewert.
A nova SE representa um incremento de cerca de 30% na rede que abastece a região. A estrutura também vai permitir mais flexibilidade na operação do sistema, que, antes, era praticamente todo concentrado na subestação de Porto Belo. “Agora, em caso de emergência, há mais uma alternativa de atendimento da demanda. Por exemplo, no caso da subestação de Porto Belo apresentar qualquer problema, a de Bombinhas assume ou vice e versa”, explicou Siewert.
Ao reconhecer e elogiar a forma como o município de Bombinhas evoluiu na vocação turística, o governador Eduardo Pinho Moreira reiterou que a oferta de energia elétrica em quantidade e qualidade é essencial para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida dos moradores.
“Energia é insumo fundamental para o desenvolvimento social e econômico, e Bombinhas, que tem parte da sua captação de riqueza voltada para o Turismo, precisa dessa infraestrutura para atrair mais visitantes, especialmente, durante a temporada de verão. A finalidade desse empreendimento é assegurar que não vai faltar energia para o município continuar se desenvolvendo”, afirmou o governador.
De acordo com a Celesc, com o incremento do sistema, a demanda de energia elétrica na região de Bombinhas estará suprida nos próximos dez anos.
Subestação Bombinhas
A SE Bombinhas conta com investimentos de R$ 7,8 milhões e está construída entre as praias de Bombas e Zimbros. O valor inclui desde a compra do terreno até a infraestrutura que conecta a unidade ao sistema em operação em Bombinhas.
A Subestação conta com três alimentadores que além do município, garantem energia para as praias do Mariscal, Canto Grande, e as da região Sul de Bombinhas onde estão as praias da Tainha, Conceição e Quatro Ilhas.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}