Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Redes estadual e municipais...

Redes estadual e municipais de ensino realizam etapa regional da Conferência pelo Meio Ambiente


Foto: SED/SC

Ao longo desta semana, milhares de alunos das redes estadual e municipais de ensino estão envolvidos com a etapa regional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ação é dos ministérios da Educação e Meio Ambiente e tem como tema desta edição “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

A conferência levou para a comunidade escolar o desafio de dialogar de forma participativa acerca dos problemas socioambientais locais. Um dos momentos mais esperados desta etapa foi a escolha dos delegados para representar a etapa estadual no próximo mês, em Laguna.

Na terça-feira, 17, a conferência foi realizada no município de Palmitos, onde participaram 17 escolas estaduais e duas municipais. No dia 18, foi realizada em Maravilha, onde participaram 27 escolas estaduais. Houve apresentações e palestras alusivas ao tema. O estudante delegado Lucas Hartmann, da EEF Sede Oldenburg, e Nathalia Frare, da EEB Cardeal Arcoverde, foram os classificados para representar a região na próxima etapa. Em Maravilha, os três delegados escolhidos são Mariana Meneghetti, da EEB Hélio Wasum, Leonardo Cerisolli, da EEB La Salle, e Lucas Ceccon, da EEB. Prof. Silvio Romero.

Para o aluno do 7º ano Lucas Hartmann, da EEF Sede Oldenburg, com a conferência foi possível trabalhar a conscientização da população e também resgatar bons hábitos como evitar desperdícios com a água. O aluno Lucas Ceccon, do 9º ano da EEB Profº Silvio Romero, também destaca a importância de preservar e cuidar da água para garantir que a sua existência no futuro.

De acordo com a gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath, quando a Gered acompanhou a seleção da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas já foi possível ver os excelentes trabalhos realizados. “Parabenizamos todas as escolas e alunos que aceitaram o desafio de participar desta conferência, a qual nos faz refletir bastante sobre o tema de tamanha importância para todos nós”, disse.

Grande Florianópolis

Focadas no desenvolvimento de projetos em conjunto com a comunidade e no estimulo à conscientização ambiental, 56 escolas da Grande Florianópolis se reuniram nesta quarta-feira, 18, para a realização da etapa regional e a apresentação e escolha dos projetos que serão levados para a Conferência Estadual. “O nosso foco principal é que este trabalho de divulgação socioambiental seja realizado de jovem para jovem”, destacou a coordenadora da etapa regional Amanda Cassiana Pereira. Ela comentou ainda que o plano de divulgação e desenvolvimento da feira foi feito com muita parceria entre a Coordenadoria da Grande Florianópolis e as Secretaria Municipais.

Entre as dez unidades que chegaram na votação final, da etapa regional da Grande Florianópolis, esteve a Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, do Bairro Jardim Atlântico. Representada pelo aluno Thiago dos Santos Pereira, a escola desenvolveu um projeto de captação e reaproveitamento da água da chuva e dos bebedouros que, ao longo de 45 dias de testes e adaptação, coletou quase 1,1 mil litros de água. “Nós começamos recolhendo a água por meio das calhas e dos telhados, mas logo ampliamos para a captação do gotejamento do ar-condicionado e também do desperdício dos bebedouros. Toda a nossa escola se envolveu e percebeu, de verdade, a importância das questões socioambientais”, explicou Thiago.   

Jaraguá do Sul

A escola estadual Euclides da Cunha, de Jaraguá do Sul, foi a campeã da etapa regional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da Regional de Jaraguá do Sul, realizada na terça-feira, 17. Foram 21 projetos de escolas estaduais e municipais. O trabalho vencedor, “Zé Pilhinha contra a poluição da água”, abordou a importância do recolhimento correto de pilhas e baterias, pois em sua constituição guardam elementos tóxicos, chamados também de metais pesados, que quando descartados de forma inadequada, podem ser repassados não só para o solo, como também à atmosfera, à água e consequentemente aos seres vivos.

Os alunos confeccionaram um recipiente para armazenar o material usado, que depois é levado até um ponto de descarte consciente. O diferencial do projeto é que cada aluno do ensino fundamental das séries iniciais tem um mascote, o Zé Pilhinha, confeccionado pelos próprios estudantes. Eles levam o Zé Pilhinha para casa, recolhem as pilhas e depois levam para a escola, onde é feita a coleta de todas as pilhas e, aí sim, o descarte consciente.

Taió

O auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Campus Taió) recebeu na quarta-feira, 18 de abril, os participantes das 16 unidades escolares da Regional de Taió. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e coordenados pelos docentes e gestores das unidades escolares, passaram pela primeira etapa nas próprias escolas. Passaram por uma seleção bem democrática, uma vez que os próprios colegas votaram para escolher o projeto mais interessante e relevante.

Além de alunos, professores e gestores, a Conferência recebeu autoridades e representantes de entidades públicas e privadas que, num sistema de parceria, contribuíram para que o evento pudesse acontecer. Entre eles estavam Daniel Schmitt, gerente Regional da Epagri, Indiara Gonçalves, gerente da Unidavi (Campus Taió), Tiago Maestri, e diretora do Cetrag, Lucas Fach.

Para o coordenador do CNIJMA, Moacir de Melo, o programa desenvolve valores importantes. O mais óbvio é trabalhar o tema da água em si, tão imprescindível em nossos tempos. Outro, não tão nítido, é o compromisso do voto, da escolha mais acertada, uma vez que todos estão avaliando sua escolha por ser um voto aberto.

Os projetos vencedores foram: “Óleo, um grande vilão das águas”, da EEB Fernando Ferreira de Mello, do município de Rio do Campo, e “Água: preserve-a na sua essência”, da EEB Bruno Heidrich, município de Mirim Doce. 

Informações adicionais para a imprensa
Dafnée Canello
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0347
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support