Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselho de Desenvolvimento Regional...

Conselho de Desenvolvimento Regional debate soluções para a região de Curitibanos

Debater a crise que afeta o setor produtivo de alho, a sustentabilidade da Penitenciária Regional e a manutenção de escolas e rodovias estaduais na região. Estes foram alguns dos temas discutidos na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Curitibanos. O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 16, na Câmara de Vereadores de São Cristóvão do Sul.

Com 1.589 detentos, a Penitenciária Regional localizada em São Cristóvão do Sul esteve no Centro do debate. “Um dos nossos maiores desafios hoje no município é atender a demanda de saúde dentro dos presídios com atendimento médico, psicológico e assistência social, visto que 26% da nossa população é encarcerada”, explica a prefeita Sisi Blind.

A penitenciária é referência nacional em ressocialização. Na primeira das três unidades construídas no complexo, 100% dos apenados trabalham. “Isto acontece graças à parceria com empresas do ramo de móveis, metalurgia e artefatos de cimento principalmente”, destaca Sisi.

O prefeito de Frei Rogério expôs no encontro a preocupante situação dos produtores de alho da região. O município é o maior produtor proporcional de alho do Estado e é subsistência de muitas famílias também de outros municípios. “Estamos buscando junto aos bancos a renegociação das dívidas destes produtores visto que o preço esse ano não paga sequer o custo da produção”, ressalta.

O presidente da coperativa Copar de Frei Rogério, Rodrigo Novacoski, conselheiro do CDR, disse que a situação chega a ser alarmante. “Pra vocês terem uma idéia o nosso custo médio de produção por quilo é de aproximadamente R$ 4,50. Tem gente oferecendo R$ 1,20 por quilo para comprar. Temos muito produto estocado na cooperativa e pouca procura. Nosso produtores estão apreensivos. Precisamos de uma solução ”, frisa.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Um documento deve ser assinado pelos prefeitos, associação de municípios e ADR para buscar apoio do Governo de Santa Catarina na renegociação das dívidas dos produtores de alho. “Vamos buscar soluções para esta e outras situações. Esta é a função do CDR, da ADR. É vencer os desafios regionais, sinalizando os caminhos do desenvolvimento pra nossa região”, destaca o secretário executivo da ADR De Curitibanos, Luiz César Abrahão.