Epagri promove em Araranguá II Encontro técnico Sul-Brasileiro da cultura do maracujazeiro
Foto: Divulgação/Epagri Araranguá
A Epagri realizou na última quinta-feira, 5, o II Encontro técnico Sul-Brasileiro da cultura do maracujazeiro no Centro de Treinamento de Araranguá. Foram 73 profissionais de diversas regiões de Santa Catarina, além de Rio Grande do Sul e São Paulo que discutiram temas relacionados ao manejo da cultura para a convivência com a virose do endurecimento do fruto.
Segundo o gerente regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, a doença que chegou na região em 2016, causou dano aos pomares, trazendo prejuízos significativos aos agricultores. “Mas foi com uma ação rápida e articulada da Epagri com toda a cadeia produtiva que a cultura se manteve no Extremo-Sul. Diversas capacitações foram realizadas para instruir os agricultores ao correto manejo de um pomar de maracujá para evitar perdas significativas com a virose”, disse.
Reginaldo Ghellere acrescentou que os agricultores passaram a adquirir mudas grandes de viveiristas profissionais, adotaram o cultivo de apenas um ciclo para cada plantio, manejaram melhor o solo. “Eles passaram a adotar um conjunto de medidas que dão sustentação a continuidade dessa importante cultura na região”.
A região de Araranguá possui 80% de todo o maracujá cultivado no estado. São 600 famílias que cultivam 1.600 hectares da fruta, que gera uma receita bruta anual em torno de 50 milhões de reais.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua
Reginaldo Ghellere
Gerente Regional
Epagri/Gerência Regional de Araranguá
Contato: 48-35290303 ou 991485003