Discutida com gestores de saúde do Extremo-Sul campanha de cirurgias eletivas
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
O fluxo de cirurgias eletivas que serão realizadas no Extremo-Sul foi o principal tema discutido na reunião técnica promovida pela Gerência de Saúde na tarde desta quinta-feira, 5, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá.
A reunião foi conduzida pela gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, a apoiadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Roseclair Bairros, a supervisora da Central de Regulação de Internações Hospitalares da Macrorregião Sul, Taise Rocha Macedo, e a coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR), Cleonice Lima Silvano, e contou com ampla participação dos secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos 15 municípios da Região.
Segundo Patrícia Gomes Jones Paladini, a campanha de cirurgias eletivas do Governo do Estado, seguirá até julho. “A gerência regional de saúde ficou responsável pelo levantamento da oferta junto aos hospitais da região, que já está sendo concluído”, explica.
Nesta sexta-feira, 6, o tema será novamente discutido na reunião da CIR, às 9h, na sede da Amesc, onde será levada a oferta dos prestadores, e os municípios apresentarão suas demandas. “Será feita uma divisão per capta para que todos os municípios sejam beneficiados. O Estado irá liberar a quantidade de Autorizações de Internação Hospitalar que atendam a demanda das secretarias de saúde e que os prestadores tenham capacidade de realizar”.
A campanha de cirurgias eletivas está dividida em sete grupos, entre eles múltiplas, geral, de ortopedia, ginecologia, urologia/nefrologia, oftalmologia e otorrinolaringologia/cabeça e pescoço. A gerente de saúde destaca que já estão sendo realizadas as cirurgias de catarata, cujos procedimentos estão acontecendo no Hospital Regional de Araranguá e também no Hospital de Praia Grande (em maio), beneficiando no total mais de 800 pacientes cadastrados nas secretarias municipais de saúde.
Durante o encontro desta quinta-feira, os técnicos dos municípios também participaram de uma atualização do fluxo de acesso ao serviço de oncologia, que tem como referência o Hospital São José, de Criciúma, bem como receberam informações acerca da organização da publicização das filas de espera do SUS na Região do Extremo-Sul, entre outros assuntos.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua