Rodovia estadual que liga Coronel Martins a Quilombo recebe nome em homenagem a pioneiro da região
A rodovia SC-482, trecho que liga os municípios de Coronel Martins e Quilombo, recebeu a denominação de um pioneiro da região: Aquelino João Pertussati. O pedido foi feito pelo ex-vereador de Coronel Martins Marcos, Cezar Pozzer, a lideranças de Santa Catarina e à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). A solicitação é uma homenagem a Aquelino que deixou contribuições para Coronel Martins e região.
O ato oficial de denominação da rodovia, com descerramento da placa inaugural, foi realizado na Praça Central, junto às festividades alusivas ao 26º aniversário de Coronel Martins na última semana. O secretário executivo da ADR, Walmor José Pederssetti, participou da solenidade. Ele enalteceu a iniciativa do Poder Legislativo Municipal, de homenagear um desbravador que muito contribuiu com o desenvolvimento local e regional.
A SC-482 tem início no acesso ao município de Coronel Martins, às margens da SC-480, mais precisamente na Comunidade de Alto Rio Martins, pertencente ao município de Galvão, passando por Coronel Martins de norte a sul em toda a extensão territorial, adentrando no município de São Domingos, onde passa pelo Distrito de Maratá, seguindo até a ponte sobre o Rio Saudades no município de Santiago do Sul.
Sobre o homenageado
Aquelino João Pertussatti é natural do Rio Grande do Sul. Em 1952, juntamente com sua esposa Alzira e duas filhas, mudou-se para Santa Catarina e veio residir em uma comunidade no interior de Quilombo, chamada Barra do Manda Saia. Trabalhou na agricultura e criação de suínos.
Em 1962, Aquelino, esposa e 7 filhos (em 10 anos nasceram mais 5), se mudaram para uma vila pertencente ao Distrito de São Domingos, município de Xaxim, atual município de Coronel Martins. A propriedade, localizada às margens da SC-482, existe até hoje e pertence aos descendentes, fica distante 800 metros da sede do município.
Aquelino foi um dos primeiros comerciantes de Coronel Martins, mantendo o foco na agricultura com cultivo de cereais, criação de suínos, e gado de leite e corte. Teve participação fundamental na emancipação e no desenvolvimento do município.
Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273