Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres é inaugurado pela Defesa Civil Estadual em Araranguá
Fotos: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
Nesta quarta-feira, 28, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, acompanhado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, do prefeito Mariano Mazzuco Neto e do coordenador regional de Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza, inaugurou o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) Regional Araranguá. A solenidade foi prestigiada por inúmeras lideranças dos 15 municípios do Extremo-Sul.
O Cigerd Araranguá fica na Rua Coronel Apolinário Pereira, 540, no Centro, pólo da Região, e o terreno para a implantação foi cedido pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O Centro possui cerca de 160 metros quadrados e foi construído a partir de nove módulos de ferro galvanizado, em estrutura autossuficiente com a capacidade de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total, recebeu investimento do Governo do Estado de cerca de R$ 850 mil para sua instalação.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destaca que são 20 Centros no mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Todos serão interligados com a base em Florianópolis, facilitando a gestão da crise e possibilitando uma resposta rápida ao cidadão, fazendo parte de um Projeto da Defesa Civil de gerenciamento de desastre em nível regional.
O objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. O Cigerd Araranguá atenderá os 15 municípios da Amesc. “Vamos aqui criar procedimentos específicos para a região Sul em situações de crise de ordem meteorológica. Fora da crise aqui serão concentrados os trabalhos de preparação, durante a crise a gestão, e pós crise o restabelecimento. Nosso maior objetivo e também nosso desafio é ter um Estado resiliente, santo, belo e seguro”, completou Moratelli.
O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, agradeceu pelos importantes investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, no Extremo-Sul, como a instalação do Radar Móvel Sul em Morro dos Conventos, e lembrou de eventos climáticos marcantes, como a passagem do Furacão Catarina há 14 anos. Ele falou da importância do Centro para a região. “Será um local para concentrar esforços nos momentos difíceis para que as decisões sejam tomadas, e até vidas preservadas”, disse.
O Cigerd Regional de Araranguá atende os 15 municípios da Região da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense): Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua