Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerências de Saúde pedem...

Gerências de Saúde pedem atenção para notificação de mortes de macacos na região nordeste de SC

Devido aos casos de febre amarela relatados no Brasil desde julho de 2017, Santa Catarina tem intensificado as ações de vigilância. As gerências Regionais de Saúde de Joinville e Jaraguá do Sul organizam na quarta-feira, 28, um encontro para estabelecer o fluxo de notificação, manejo e coleta dos primatas na região nordeste de SC.

“Os macacos são o que chamamos de sentinela. Quando ele é encontrado morto ou doente é indicativo de que o mesmo pode ter contraído febre amarela e, com isso, indicar a presença do vírus na região”, explica a bióloga Ana Flávia Oenning, da 22ª Gerência de Saúde. O evento é voltado aos técnicos de vigilâncias epidemiológicas, órgãos ambientais ou profissionais que trabalham em áreas de mata.

Como os estados do Sul estão em alerta para o monitoramento, é preciso discutir como deve ocorrer o manejo. “Qualquer tipo de macaco encontrado em epizootia deve ser comunicado aos órgãos competentes para registro e posterior recolhimento das vísceras em tempo oportuno, entre oito e 24 horas”, pede a bióloga. Depois são enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Publica de SC, o qual encaminha para outro em São Paulo.

Santa Catarina possui atualmente 33 pessoas notificadas com febre amarela; 27 foram descartados, cinco estão em investigação e um caso foi confirmado, sendo este contraído em outro estado. De acordo com a bióloga, os primatas não humanos adoecem de febre amarela assim como homens porque possuem a imunidade parecida, por isso servem de alerta.

Serviço
O quê: Febre amarela e o manejo de casos de epizootia em primatas não humanos
Quando: Quarta-feira (28)
Horário: 14h
Onde: Auditório da Pró-Rim, na rua Mário Lobo, 45, Centro
Informações: (47) 3481-3608

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville