Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educadores e comunidade escolar...

Educadores e comunidade escolar do Estado estão mobilizados no Dia D da Base Nacional Comum Curricular


Foto: Divulgação / SED

As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas estaduais, municipais e particulares de Santa Catarina marcaram a terça-feira, 20, em todo o Estado. A ação, definida pelo Ministério da Educação, foi articulada pela Secretaria de Estado da Educação e União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), juntamente com comunidade escolar, secretários de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos.

Além da mobilização nas escolas, também houve formação dos gestores da SED, Conselho Estadual da Educação e Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). “O objetivo das discussões é para que o documento seja analisado e estudado por todos os envolvidos, como educadores, alunos e familiares para que possa ser construído o novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, explica a coordenadora da BNCC da SED, Julia Siqueira da Rocha.

A BNCC é um instrumento em que cada profissional, família e estudante sabe o que deve ser aprendido em cada ano letivo, durante toda a escolaridade básica: ensino infantil, fundamental e médio. Ela define os conhecimentos, as competências e as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes. Mais de 400 profissionais da Educação participaram da discussão, em Brusque, articulada pela doutora em Educação Cassia Ferri que ressaltou a importância do trabalho coletivo e os desafios para a implementação da BNCC. “Precisamos adequar o Projeto Político de cada escola, os Planos de Ensino de cada docente, e a Proposta Curricular do Estado precisa ser reestudada à luz da Base Nacional Comum Curricular”, afirmou.

Na Regional de Maravilha, os profissionais das 47 escolas estiveram no período matutino em estudo sobre a BNCC que envolveu toda a comunidade escolar. O supervisor de Políticas e Planejamento Educacional, Sidnei Carlos Bernhard, acompanhou os estudos na EEB Santa Terezinha e enfatizou sobre a importância desta discussão. “Vamos ter um período de estudos e formação até 2020, sendo o nosso grande objetivo a formação integral do aluno, passando pela formação dos professores que por meio de novas metas e diretrizes poderão desenvolver suas atividades em sala de aula”.

Na Regional de Lages foi priorizado o contato e a discussão com os gestores, preparando-os para o trabalho com a comunidade escolar sobre BNCC dia 9 de abril. “Os gestores receberam todas as informações e materiais para realizarem a discussão na escola e saíram animados pelos esclarecimentos e pela metodologia utilizada”, conta o gerente Regional de Educação, Humberto Aloízio de Oliveira.

Sobre BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino dos estados brasileiros, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.  

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support