Ação Jovem Rural inicia com 35 estudantes
Foto: Josiane Zago/ ADR Videira
Trinta e cinco jovens, com idade entre 17 e 29 anos, participaram nesta terça-feira, dia 20, da aula inaugural do projeto Ação Jovem Rural, desenvolvido pela Epagri Regional Videira, com o apoio do Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento ainda contou com a presença de pais, familiares e autoridades locais e regionais.
Para o gerente da Epagri de Videira, Jonatan Galio, o momento foi de agradecer aos pais pela confiança e aos jovens por investirem em formação pessoal. “Nosso objetivo principal é fornecer todos os subsídios necessários para que o jovem tenha condições de permanecer no campo com rentabilidade e eficiência produtiva, por iniciativa própria, estando motivado e valorizado na sua atividade”, afirmou Jonatan.
O projeto Ação Jovem Rural contará com nove módulos, sendo cada um deles trabalhando inúmeros temas do eixo humano, técnico e social. Fruticultura, bovinocultura de corte e leiteira, olericultura, entre outras atividades serão debatidos em alternâncias que durarão três dias por mês, até novembro, quando um projeto deverá ser apresentado pelos estudantes.
A proposta, além de capacitar os jovens, é integrar com a família e promover o debate sobre a continuidade da família no campo. Visitas as propriedades e trabalhos conjuntos com os pais também estarão sendo realizados durante o projeto. Para a extensionista da Epagri e coordenadora da iniciativa, Cirlei Werlang de Souza, será mais uma grande oportunidade.
“Estamos unidos em diversos órgãos e entidades a fim de oferecer a melhor capacitação a esses jovens. Acreditamos que os resultados serão muito positivos, reflexo do comprometimento de cada estudante e do engajamento das famílias participantes”, afirmou Cirlei relatando as inúmeras parcerias viabilizadas em torno do projeto.
Os jovens já aprovaram a iniciativa. Para Mateus Alberton, da cidade de Frei Rogério, a iniciativa por participar se deu pela busca do conhecimento. Ele que já havia participado de cursos temáticos da Epagri, acredita que esse será mais um grande momento de formação e capacitação. Os pais também se mostraram muito satisfeitos. Para Jusiana Olivo, da cidade de Pinheiro Preto, mãe do jovem Gabriel Olivo, a formação é essencial.
“Hoje não é mais produzido como antigamente. O produto que possui conhecimento produz mais e tem maior rentabilidade, por isso, a importância de estar sempre investindo em formações e capacitações”, destacou. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Videira, Euro Vieceli, também parabenizou todos pela iniciativa. Segundo ele, a referência da Epagri já conceitua muito bem o curso de formação. “O desejo é que o curso seja muito bem aproveitado” finalizou.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira