Jovens rurais recebem capacitação para inovar no campo
Com muita vontade de aprender e aplicar os conhecimentos nas propriedades rurais, 30 jovens iniciaram nesta terça-feira, 20, na Unidade de Gestão Técnica da Epagri Chapecó, o curso “Organização, Gestão e Protagonismo com jovens rurais do Oeste de Santa Catarina – 2018”. O propósito é contribuir na formação de jovens rurais promovendo liderança, espírito solidário, empreendedorismo e iniciativas inovadoras que agregam valores a produtos, serviços e espaços.
Os jovens que são atendidos na Unidade Técnica da Epagri de Chapecó pertencem as regionais de Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Chapecó. O curso é realizado pela Epagri, em parceria com o Governo do Estado, com apoio financeiro neste ano do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Todo o processo de aprendizado ocorre nos 13 centros de treinamento da Epagri. No período de 2012 a 2017, aproximadamente 1,8 mil jovens foram capacitados em todo o Estado de Santa Catarina. A coordenadora Estadual do Programa Jovem Rural, Rose Mary Gerber, afirma que o propósito é capacitar o jovem para que tenha qualidade de vida no meio rural. “Nestes anos é perceptível a mudança positiva que o jovem vem sofrendo e a sua família também. Trabalhamos para que o pai e a mãe percebam que o filho será mais um ser que vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da sua família”, explica.
Na região
O Oeste de Santa Catarina, mais precisamente a Unidade de Gestão Técnica 1 da Epagri, capacitou neste período, incluindo os jovens de 2017, 138 jovens rurais. A coordenadora Regional do Ação Jovem Rural, Ciana Caron Figueiró, chama atenção para o fato dos jovens poderem aplicar as experiências do curso na propriedade. “Além de vincular a teoria com a prática, nós também oportunizamos viagens técnicas, para levar as experiências para as casas”, explica Ciana.
A jovem Géssica Caroline Pagliari, de Linha São Valentim, Ponte Serrada, participou do curso no ano passado, quando o tema era bovinocultura de leite. Géssica irá buscar mais conhecimento na edição deste ano, que tem como temas desenvolvimento humano, liderança, crédito rural, pecuária, educação ambiental, fruticultura e produção de alimentos. “Agregou bastante conhecimento, contribuiu muito para valorização do jovem no campo. Estou mais motivada”, afirma Géssica.
O gerente de Políticas Econômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Mauro Zandavalli, afirma que o trabalho da Epagri é fundamental no desenvolvimento das propriedades. “O Estado de Santa Catarina se destaca no cenário nacional pela produção agropecuária. Isso se deve a base, com a participação ativa dos técnicos da Epagri, tendo como diferencial o perfil do nosso agricultor, que é dinâmico e receptivo às novas tecnologias”, afirma. A secretária Executiva da ADR Chapecó Astrit Savaris Tozzo, destaca que o conhecimento faz a diferença. “Os novos conhecimentos dos jovens somados com a experiência dos pais garantem bons resultados”, destaca.
Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco