Escolas da ADR Maravilha realizam Dia D para estudo da BNCC
Foto: Suzana Francieli Ferrari/ADR Maravilha
A mobilização nacional promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), intitulada como dia D, foi realizada nesta terça-feira, 20. A iniciativa é do Ministério da Educação, com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed).
A ideia é que a BNCC possa ser conhecida e estudada por todos que fazem parte da comunidade escolar, secretários municipais e estadual de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos, ampliando, assim, as discussões sobre o documento final, homologado em dezembro de 2017, que refletirá na construção de um novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Para isso, as 47 escolas de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha (ADR) estiveram no período matutino em estudo sobre a BNCC que envolveu toda a comunidade escolar. O supervisor de Políticas e Planejamento Educacional, Sidnei Carlos Bernhard, acompanhou os estudos na Escola de Educação Básica Santa Terezinha e enfatizou a importância desta discussão. “Vamos ter um período de estudos e formação até 2020, sendo o nosso grande objetivo a formação integral do aluno. Através de novas metas e diretrizes, os professores poderão desenvolver suas atividades em sala de aula”, disse.
Sobre BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Em Santa Catarina, a SED juntamente com a Undime-SC realizará, ao longo deste ano, estudos para adaptação da Base Nacional Comum Curricular com a Proposta Curricular de Santa Catarina e assim definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino catarinenses. É preciso ajustar a Proposta estadual com a Base Nacional aprovada. Após esta definição, serão ministradas formações com os profissionais das Regionais e escolas estaduais para o novo currículo ser aplicado a partir de 2019. Destacamos que a BNCC já aprovada é referente ao Ensino Fundamental. A Base para o Ensino Médio ainda está em processo de construção.
Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha
Edinéia Rauta
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação SC
(48) 3664-0353 – 98843-5084