Escola da região de Curitibanos une professores e alunos na resolução de questões do cotidiano
Aulas e projetos que partem de questões e desafios do mundo real. Estímulo à criação, com participação ativa, levando estudantes a vivenciar e colocar em prática as habilidades. Assim é o Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI), que já é realidade em pelo menos 32 escolas da rede pública estadual de Santa Catarina.
“No Projeto de Vida, um dos componentes da proposta, os jovens têm a oportunidade de pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família”, destaca a gerente regional de Educação da ADR de Curitibanos, Cristina Erhardt. A Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, em Curitibanos, é uma das unidades de ensino selecionadas para a implantação do projeto.
A Proposta de Educação Integral para o Ensino Médio começou em 2017 e conta com parceria do Instituto Ayrton Senna e apoio do Instituto Natura. O objetivo é oferecer oportunidades para os educadores e jovens para a construção conjunta de uma educação que valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.
Taciana Vaz, agente técnica do Instituto Ayrton Senna, destaca como funciona este sistema de ensino. “Os profissionais das escolas e das regionais envolvidas contribuem com a construção e aprimoramento da proposta. Nos encontros, são trabalhadas as metodologias de ensino e mudanças curriculares que proporcionam essa formação integral. As equipes recebem acompanhamento ao longo do ano todo. Assim, tanto estudantes quanto educadores ganham oportunidades de serem protagonistas dessa ação”, resume.
“As aulas são em período integral, mas mais do que ampliar o tempo de aula, essa proposta amplia também as conquistas da educação”, destaca o secretário executivo da ADR, Luiz Cesar Abrahão. De forma integrada à aprendizagem dos conteúdos de português, matemática, história, entre outros, também consegue incentivar os jovens a desenvolverem competências altamente valorizadas no mundo atual, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação, abertura para o novo e criatividade.
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