Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Noite de homenagens marca...

Noite de homenagens marca comemoração dos dez anos de atividades da Udesc Laguna

Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, comemorou dez anos de atividades em cerimônia na noite desta quinta-feira, 15, no Auditório do Bloco 2. No evento, houve homenagens aos responsáveis pela criação da unidade e apresentações do Coral Santo Antônio dos Anjos e do grupo Dança é Vida, projeto de extensão que oferece aulas gratuitas para a comunidade, sob coordenação do professor Eric Zettermann Azevedo. 

“Aqui em Laguna, temos uma condição bastante favorável para desenvolver nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Então, é um momento singular, um momento importante para que possamos comemorar a viabilização deste centro no Sul do Estado, configurando nossa instituição como multicampi”, salientou o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que prestigiou a solenidade ao lado do vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Segundo Tomasi, é fundamental que a universidade tenha diversas unidades em SC, “para termos uma capilaridade e proporcionarmos desenvolvimento para o Estado”. Atualmente, existem 12 centros de ensino e 36 polos de ensino a distância por todas as regiões catarinenses. Confira a plataforma Udesc no Mapa.

Iniciada em 25 de fevereiro de 2008, a Udesc Laguna tem hoje 674 acadêmicos, 52 professores e 21 técnicos, além de 31 terceirizados, e quatro cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, já com 394 formados; Engenharia de Pesca, já com 46 formados; e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha). 

Transformação no município

O diretor-geral da Udesc Laguna, Carlos André Veiga, destacou a importância local da universidade nos últimos dez anos: “Hoje, a cidade vê a Udesc como principal fonte de arrecadação em função da presença de alunos, professores e técnicos. A Udesc se tornou um marco na história de Laguna e transformou muito a cidade”.

Além de gerar mais de cem empregos diretos, a universidade traz benefícios como a criação de empregos indiretos e seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo na melhoria da urbanização, na conscientização do patrimônio histórico e na preservação ambiental.

“Os projetos de extensão são a maneira mais direta de interação com a comunidade, como cursos de línguas, pré-vestibular, aulas de dança, além de outros projetos”, diz Veiga. “A gente espera ampliar os cursos no futuro. Estamos propondo a implantação do primeiro curso de pós-graduação, em Ciências Marinhas e Pesqueiras, a abertura de novos cursos, dentro da possiblidade financeira da Udesc, e equipar melhor os atuais cursos.”

Para o prefeito de Laguna, Mauro Candemil, “o benefício que a Udesc vem fazendo nesses dez anos foi muito grande. Movimentou muito nossa situação socioeconômica e, com outras atividades, está condizente com o que Laguna precisa. Se não tivéssemos a Udesc aqui nesses dez anos, estaríamos em uma situação muito pior”.

Homenageados

A solenidade desta quinta-feira prestou homenagens a:

  • Anselmo Fábio de Moraes, reitor da Udesc na Gestão 2004-2008;
  • João Rotta Filho, diretor-geral da Udesc Laguna na Gestão 2007-2011 e na Gestão 2011-2015;
  • Andrey Pestana de Farias, Claudio Henrique Willemann, Liz Kelli de Amorim Sombrio e Rosada Aparecida Nascimento, que foram os diretor e técnicos universitários pioneiros da Udesc Laguna;
  • Alberto Lohmann e Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior, professores pioneiros do Departamento de Arquitetura e Urbanismo;
  • Carlos André da Veiga, Giovanni Lemos de Mello, Patrícia Sfair Sunye e Patrícia Becker, professores pioneiros do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas;
  • Eduardo Pinho Moreira, governador de Santa Catarina;
  • Mauro Candemil, prefeito de Laguna.

História do centro

A Udesc Laguna foi criada em 28 de dezembro de 2006, após a Resolução nº 272 do Conselho Universitário (Consuni), na gestão do reitor Anselmo Moraes, e o Decreto Estadual nº 5.018, assinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira.

A aula inaugural, com a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo, ocorreu em 25 de fevereiro de 2008, ministrada pela então pró-reitora de Ensino da Udesc, Sandra Makiowecky. O curso de Engenharia de Pesca foi criado em 2010, sendo o primeiro do tipo no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil, enquanto o Bacharelado de Ciências Biológicas surgiu em 2016.

O centro começou a funcionar em salas do Sambódromo de Laguna, abaixo das arquibancadas, e na estrutura do antigo Colégio Lagunense. Em 2014, foi inaugurado o Bloco 2 da unidade, no Bairro Progresso, e, em 2017, a prefeitura cedeu o restaurante-escola, na Praia do Gi.

A unidade também conta com o Laboratório de Estabilização da Fauna Marinha, na Praia do Gi, em um projeto com outras universidades do Estado e com a Petrobras. O prédio foi projetado pelo professor Jader Afonso Savi Mondo, que atua no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e é um dos primeiros docentes do centro.

Saiba mais sobre a história do centro de ensino de Laguna na revista “Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses” (páginas 41 e 42).

Acompanhe as novidades da Udesc pelo FacebookInstagramTwitterWhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support