Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Oeste cria grupo...

Udesc Oeste cria grupo de apoio psicológico para ajudar acadêmicos a lidar com ansiedade

Ajudar estudantes a compreender e lidar com a ansiedade é o objetivo de um grupo de apoio psicológico criado no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que tem instalações em Chapecó e Pinhalzinho.

A iniciativa é da direção do centro, que, desde 2015, desenvolve ações para amenizar situações estressantes relacionadas à rotina universitária dos acadêmicos.

O grupo psicoterápico foi criado no ano passado, com a participação de alunos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, em Pinhalzinho. Neste ano, a iniciativa também contempla os estudantes de Zootecnia.

Para participar, os acadêmicos interessados devem se inscrever na secretaria dos seus respectivos cursos. O processo de triagem inclui uma entrevista clínica de avaliação, realizada pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico para Estudantes e Servidores (Sapes), da Udesc Oeste.

Sessões de psicoterapia

A psicoterapia será realizada em grupos com até 12 acadêmicos cada. Estão previstas 15 sessões durante o semestre, com frequência semanal, de manhã, sempre às quartas-feiras em Chapecó e às quintas-feiras em Pinhalzinho. Com cerca de uma hora e meia, as sessões são acompanhadas pela psicóloga Fernanda Ledra.

O projeto é coordenado pela Direção de Ensino da Udesc Oeste. Segundo a diretora, professora Ivete Maroso Krauzer, a iniciativa busca abordar um tema tão complexo quanto importante, a saúde mental dos estudantes, além de prestar apoio à permanência e à conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação pelos acadêmicos.

A docente explica que as técnicas e os procedimentos utilizados nas sessões buscam abarcar três grandes dimensões: comportamental, cognitiva e fisiológica.

“É um trabalho de cunho psicoeducativo, no qual os acadêmicos têm a oportunidade de aprender os mecanismos implicados no aparecimento da ansiedade e estratégias eficazes para combatê-la durante a sua vida acadêmica”, afirma Ivete.

Técnicas comportamentais

Nas sessões, são empregadas técnicas comportamentais para a organização dos horários de estudo, visando favorecer a assimilação dos conteúdos e a qualidade de vida dos acadêmicos.

“Também se busca identificar e questionar pensamentos automáticos disfuncionais, visando a reestruturação cognitiva, e são trabalhadas ainda técnicas de relaxamento muscular progressivo, entre outras, de acordo com a necessidade do grupo”, relata a professora.

Segundo ela, as queixas relatadas são diversificadas e giram principalmente em torno das demandas acadêmicas, mas também envolvem conflitos de ordem pessoal.

Os problemas decorrentes vão desde cansaço até patologias crônicas, como a depressão, e, em termos de rendimento acadêmico, podem resultar na perda do semestre letivo e na evasão.

“O grupo funciona como uma modalidade terapêutica de caráter preventivo. É um espaço de acolhimento dos sofrimentos, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, mas também das alegrias e das histórias de superação. Em resumo, é uma prática de cuidado da saúde mental em grupo, na qual cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta dos relatos”, conclui Ivete.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support