Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola do Campo é...

Escola do Campo é implantada em comunidade de Santa Terezinha

Foto: ADR Taió

Com o objetivo de criar oportunidades de um futuro melhor no campo e buscar uma alternativa para frear a evasão escolar, a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, implantou a Escola do Campo na EEB João Küchler, na comunidade de Alto Rio da Anta, em Santa Terezinha. A primeira aula aconteceu na quinta-feira, 15, para 60 alunos do 1º ano do Ensino Médio, divididos em duas turmas.

“A escola está situada em uma área rural, distante 18 quilômetros da cidade e vai atender predominantemente os jovens que tem essa ligação com o campo. Os conteúdos curriculares e as metodologias são apropriados às reais necessidades e interesses desses estudantes”, destacou o secretário executivo Jardel Fronza.

Baseado na Pedagogia de Alternância, o curso tem como principais características o Plano de Formação e o Plano de Estudo. No tempo escola os alunos tem aulas teóricas e práticas. No tempo comunidade os estudantes desenvolvem pesquisas, projetos, atividades individuais e coletivas com o auxílio do planejamento pedagógico dos professores e das orientações das instituições parceiras.

“Nas segundas, quartas e sextas-feiras os alunos estudam em período integral e nas terças e quintas-feiras no período matutino. Serão duas semanas estudando na unidade de ensino e duas semanas em casa, junto às suas famílias. Isso permite que os jovens sigam apoiando seus familiares nas tarefas do campo e o conhecimento adquirido no período escolar seja aplicado quando estiver em casa”, explicou o gerente de Educação, Moacir de Melo. Ele complementou dizendo que a Gered e a escola serão responsáveis por promover as adaptações necessárias quanto aos horários e cronograma de aulas que adequem as peculiaridades da vida rural da localidade.

Conforme o gerente, as tratativas para a implantação aconteceram no ano passado, em reuniões com os pais dos alunos. “A Gered e a comunidade escolar tinham interesse na implantação da Escola do Campo. Fizemos a solicitação para a Secretaria de Estado da Educação (SED), que enviou uma equipe para a visita técnica na unidade de ensino. Após a visita, foi autorizada a implantação pela SED”, comemorou.

O curso tem a matriz curricular do Ensino Médio, na área de Ciências Agrárias e suas Tecnologias, com conteúdo adicional das disciplinas de Administração e Economia Rural; Agricultura; Projeto de Vida; Criação e Produção Animal e Sistema de Produção. Os professores dessas matérias terão formação técnica na área e a SED irá ministrar uma formação continuada com ênfase na educação do campo, para todos os docentes do curso.

“Espera-se com o curso, que os estudantes desenvolvam suas capacidades de empreendedorismo, inovação, criatividade e associativismo. Os efeitos devem aparecer também na família e na comunidade, com melhorias nos níveis sociais, educativos, econômicos e no meio ambiente”, concluiu Melo.

joomplu:34976

Além dos professores e da diretora Josani Küchler, a primeira aula contou com a presença de representantes das instituições públicas parceiras do curso: a prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwarz, o secretário Municipal de Agricultura, Nelson Felippi, e a extensionista rural da Epagri, Lucimari Peters Tiburski.

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: 
informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support