Começam as aulas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral na EEB Orlando Bertolli
Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama
Começaram nesta segunda-feira, 19, na EEB Orlando Bertolli, em Presidente Getúlio, as aulas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti). A escola é uma das 17 em Santa Catarina que iniciam o programa em 2018. Ao todo 57 estudantes se matricularam na nova modalidade de ensino ofertada na região e foram recebidos com um evento de boas vindas e atividades focadas na integração.
Milena Ferreira de Souza de 15 anos conta que gostou do primeiro dia e revelou o que espera das aulas daqui para frente. “Estou achando bem legal, principalmente a interação com a outra turma porque antes a gente era bastante limitado e espero que possamos aprender a ter mais essa convivência porque no futuro vai ser bom pra gente. Acredito que as aulas vão ser bem dinâmicas e divertidas.”
O estudante Gabriel Chagas, também de 15 anos, conta que até o ano passado nunca tinha ouvido falar do Ensino Médio Integral em Tempo Integral, mas gostou da novidade. “É uma coisa renovada e achei bem legal, pois me enturmei com pessoas que eu não conhecia e participei de atividades bem diferentes, então ainda espero bastante mudanças nos meus estudos”, afirmou.
A diretora da EEB Orlando Bertolli, Jucimeri Beppler, ressalta que a expectativa com a nova modalidade é a melhor possível. “Esta é uma fase de adaptação, mas os professores estão preparados, os alunos estão participando das atividades e acreditamos que essa modalidade terá um futuro de sucesso porque prepara um cidadão realmente crítico”, opina.
Saiba mais sobre o Emiti
O gerente de Educação da ADR de Ibirama, Nilo Poffo, que visitou a EEB Orlando Bertolli nesta segunda-feira e falou com os alunos, explica que o conceito de integral vai além da permanência dos estudantes por mais tempo na escola e foca no desenvolvimento da pessoa como um todo. “Os alunos vão trabalhar o seu papel na sociedade, a escolha da profissão e diversas outras questões”, comenta.
Os alunos ficam na unidade das 7h30 às 17h de segunda a quarta, na quinta-feira das 7h às 12, porque a tarde acontece o planejamento coletivo dos professores, e na sexta-feira novamente das 7h30 às 17h. De forma integrada à aprendizagem dos conteúdos de português, matemática, história, entre outros, o Emiti visa incentivar os jovens a desenvolverem competências altamente valorizadas no mundo atual, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação, abertura para o novo e criatividade.
Para isso, as aulas e projetos partem de questões e desafios do mundo real, estimulam a criação, a participação ativa e a colaboração, e levam o estudante a vivenciar e colocar em prática as habilidades. No Projeto de Vida, um dos componentes da proposta, os jovens têm a oportunidade de pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.
Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama