Ano letivo inicia nesta quinta-feira em toda a rede estadual de ensino
As escolas da rede estadual de ensino dos municípios que pertencem à Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul recebem nesta quinta-feira, 15, cerca de 10 mil alunos para o início do ano letivo de 2018.
Conforme a gerente regional de Educação, Cátia Brasil, uma das 17 escolas estaduais da região, a EEB Willy Hering, no Bairro Bela Aliança, está recebendo melhorias em suas estruturas e passa por uma reforma, no entanto as obras não interferem nas atividades letivas. Também o corpo docente está participando de capacitação. “Os reparos em unidades escolares da rede estadual de ensino e o aprimoramento dos profissionais da Educação são ações importantes para melhor receber os estudantes e auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos durante o ano”.
Neste ano, os alunos do ensino médio optaram por diferentes modalidades, entre elas: Regular, Inovador, Integrado, Educação Profissional e Integral em Tempo Integral. O Programa Ensino Médio Inovador amplia o tempo escolar, garantindo formação com currículo integrado, conteúdos organizados interdisciplinarmente e construídos coletivamente. São 145 escolas com este modelo atualmente no Estado. Na ADR de Rio do Sul são duas escolas, a EEB Professor Henrique da Silva Fontes – em Rio do Sul, e a EEB Expedicionário Mário Nardelli – em Rio do Oeste.
O Ensino Médio em Tempo Integral foi implantado em 2017 e oferece oportunidades de construção conjunta e valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.
O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional enfoca a formação humana, tendo o trabalho como princípio educativo, integra todas as dimensões da vida, visando à formação total. A proposta é integrar as disciplinas técnicas às grandes áreas do conhecimento, não sendo apenas uma justaposição de disciplinas.
O ensino médio é a etapa final da educação básica, por isso além do tradicional ensino regular a Secretaria de Estado da Educação tem investido em outros modelos. O jovem que quiser seguir para a universidade pode escolher que modelo seguir, e o jovem que quer trabalhar opta pela formação profissional já neste etapa.
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