Municípios do Alto Vale se unem e garantem imunização com vacinas BCG e pentavalente
Foto: James Tavares/Arquivo Secom
Devido à falta de vacinas BCG e pentavalente em todos os estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina, em virtude da indisponibilidade de estoque a nível nacional, os municípios do Alto Vale tem se unido e com uma estratégia simples, garantido que a população não fique sem imunização.
A vacinadora, Marileide Pereira de Moraes, de Lontras, explica que o frasco da vacina BCG possui 10 doses e depois de aberto pode ser utilizado em no máximo seis horas, por isso, as cidades tem organizado grupos para evitar o desperdício. “Nós enquanto vacinadoras nos organizamos e fazemos agendamentos para que todas as dez doses sejam aplicadas de uma só vez e nada seja desperdiçado. Também encaminhamos os pacientes para as cidades que ainda tem a vacina em estoque e se o paciente não pode ir sozinho levamos no carro da saúde.”
Segundo o gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Amarildo José Moser, a logística organizada pelas vacinadoras tem dado certo e toda a população está sendo vacinada. “Sabemos que não é o ideal, mas estamos conseguindo contemplar todos que necessitam e a expectativa é de que a situação seja regularizada o mais breve possível. Até lá quem tem divide com quem não tem”.
O que diz o Ministério da Saúde
Através da nota N° 134-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS o Ministério da Saúde, informou a todas as Secretarias de Saúde que as vacinas BCG e pentavalente não foram distribuídas aos estados na rotina do mês de janeiro por indisponibilidade de estoque a nível nacional. Conforme informações da equipe do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) ainda não há previsão para regularização no envio dessas vacinas.
Por conta desta situação, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informa a todos que não possui doses das vacinas BCG e Pentavalente armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio para serem distribuídas aos municípios na rotina do mês de fevereiro.
Desta forma, orientamos que as equipes municipais de atenção primária e de imunização que mantenham um cadastro de crianças que devem receber doses de BCG e PENTA para posteriormente serem resgatadas, de forma a atualizar a carteira de vacinação. No estado são aplicadas em média 6.500 doses de BCG e 20.000 doses da pentavalente por mês, em crianças de até 6 meses de idade.
Assim que esta situação for regularizada, a DIVE/SC irá providenciar o imediato envio de doses para as Gerências Regionais de Saúde abastecerem os municípios de Santa Catarina.
Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama