Escolha de professores do curso técnico em dança será na quinta-feira
No dia 15 de fevereiro iniciam as aulas do primeiro curso técnico em dança oferecido pela rede estadual de ensino em Joinville. A chamada pública para contratação de professores será realizada nesta quinta-feira, 8, às 18h, no Centro de Educação Profissional Dario Geraldo Salles (Cedup), no Bairro Itaum.
“Profissionais com habilitação específica em dança e com experiência comprovada terão mais oportunidade porque vai contar a prova de títulos”, explica Maria Teresinha Serafim, supervisora de Desenvolvimento Humano da Gerência Regional de Educação (Gered). A contratação dos educadores está baseada na matriz curricular e na ementa do curso.
Para este primeiro semestre serão chamados os professores das disciplinas de: anatomia e cinesiologia; criação, direção, produção e montagem de espetáculo e evento; cultura e movimento; dança clássica e moderna; danças brasileiras e folclore; estudos experimentais criativos da dança; história da dança; interpretação cênica; música; processo de criação do movimento.
As matriculas de alunos podem ser realizadas gratuitamente até sexta-feira, 9, das 13h30 às 17h30, na Escola de Educação Básica Professor Germano Timm, no Centro. De acordo com a direção do colégio, o curso possui três classes completas, uma no período da tarde e duas à noite, no entanto, há disponibilidade de mais turmas no período noturno.
*Ementas
Proporcionar ao aluno o conhecimento e a experiência prática na análise do movimento e das atividades motoras, assim como, no estudo da biomecânica e anatomofisiologia, relacionada ao movimento normal do corpo. Estudos de conhecimentos básicos sobre mecânica, análise cinética e cinemática corporais na sua relação específica com a prática de dança. Análise do movimento das articulações do corpo humano, as funções das suas estruturas musculoesqueléticas, grau de mobilidade e possibilidades em dança com vistas à prevenção de lesões.
Criação, direção, produção e montagem de espetáculo e evento
Montagem de espetáculo circense abrangendo a integralidade do processo artístico. Etapas de criação do espetáculo. Elementos da produção (roteiro, direção artística, coreografia, elementos cênicos e trilha sonora). Direção e Contrarregra. Informações do show/eventos, pré-produção, cronogramas, eventos, palco e cenografia, logística do evento, montagem e desmontagem. Condução do evento. Ordem das apresentações do evento. Passagem do som e luz. Planilha das informações importantes. Função de contrarregra de controle dos atores de dança e outros das cenas, acompanhamento do espetáculo e a responsabilidade pelos diversos cenários e suas mudanças. Organização dos móveis e sua disposição na cena. Controle e indicação do início e fim do evento. Manutenção dos móveis e equipamentos do evento.
Conhecimentos sobre segurança, montagem e desmontagem de aparelhos e equipamentos de circo; manutenção, armazenagem e planejamento da preparação do espetáculo circense. Bases técnico-científicas: equilíbrio de forças, ângulos de tração, ações dinâmicas, forças absorventes em quedas.
Cultura e movimento
Estudo dos métodos de análise do movimento. Visão geral dos aspectos cinesiológicos fundamentais e que deverão ser usados de forma coerente na avaliação e/ou proposta de solução para problemas específicos na prática de dança. Estudo dos movimentos dos membros superiores. Desenvolvimento de conceitos morfológicos e fisiológicos fundamentais dos sistemas orgânicos do homem. Os aspectos relacionados ao aparelho locomotor e sistema nervoso serão enfatizados devido à especificidade da dança, como requisito do movimento.
Fundamentos técnicos a partir de elementos da dança clássica, moderna e contemporânea. Improvisação. Noções e conceitos de composição em dança. História da dança: tradição, modernidade e pós-modernidade. Fundamentos técnicos a partir de elementos da dança clássica, moderna e contemporânea. A pesquisa e criação em dança. Dança: a teatralidade e as abordagens do corpo.
Introdução e Conceito de Dança Clássica e introdução à dinâmica e a harmonia dos conceitos básicos de técnica clássica, abordando questões relativas a formas de ensino e a função de seus exercícios. Fundamentos teórico-práticos da dança moderna. Conhecimentos das técnicas e sistemas. Estudo dos principais teóricos da dança moderna.
Técnicas de dança moderna. Compreensão das técnicas de dança moderna como recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança. Metodologias de ensino das diferentes propostas técnicas. Organização lógica e função dos exercícios. Estabelecimento de relações entre os conteúdos específicos das diferentes propostas técnicas com a história, com outras experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena. Observação de aulas.
Danças brasileiras e folclore
Pesquisa e prática das manifestações populares, folclóricas e espetaculares. Introdução Etnologia. Iniciação e investigação ao estudo da mecânica e aprendizados gestual e corporal das manifestações folclóricas. Manifestações das espetacularidades das regiões brasileiras com o etnocentrismo. Pesquisas e investigações do estudo da mecânica e análise do movimento gestual brasileiro na perspectiva do Sistema Laban de Movimento (LMA). Montagem cênica coreográfica para dança folclórica.
Estudos experimentais criativos da dança
Estudos experimentais de figurinos alternativos para os diversos tipos de danças, clássica, modernas, contemporâneas, étnicas, populares, etc. Pesquisa de materiais expressivos e técnicas construtivas. Relação forma/função. Planificação de formas humanas. O figurino como elemento cênico.
Estudo sobre a evolução da dança através do tempo, abordando diversos períodos da história e relacionando a dança com outras manifestações culturais daqueles períodos bem como aspectos sociais, políticos e econômicos. Técnica de dança, coreografia, história da dança ou artes corporais.
A ação física. Objetivos e subtexto. Leitura ativa do texto dramático. Exercícios a partir de cenas. A composição da personagem. Ação física. Leitura ativa do texto dramático. Exercício com cenas. Técnicas interpretativas baseadas no distanciamento. Construção física da personagem. Texto físico. Construção de partituras de ação. Precisão. Equilíbrio. Oposição. Modos contemporâneos na construção da personagem.
Relação entre dança e música, dentro do universo de concepções da composição coreográfica em relação às estruturas musicais. Análises em diversos focos de coreografias com recursos de vídeo e práticas de observação.
Processo de criação do movimento
Laboratório de experimentação cênica, propondo estudos específicos do trabalho do ator, na relação com diversos processos de criação da cena contemporânea, numa aproximação fronteiriça da dança com outras linguagens artísticas.
Vivência de estratégias de improvisação com base em noções como dança criativa, dança livre, dança expressiva, dança espontânea e jogos corporais. Estudo dos diferentes segmentos do aparelho locomotor a partir de ações fundamentais. Desenvolvimento das habilidades técnico-interpretativas, promovendo uma consciência espacial e corporal e um aperfeiçoamento na variedade dinâmica e na expressão artística.
Compreensão incorporada do movimento em seus elementos estruturais, desenvolvendo as habilidades de execução, articulação verbal e conceitual e observação. Segue uma abordagem baseada nas teorias de Rudolf Laban e outros estudiosos do movimento e de outras áreas do conhecimento. Elemento estrutural corpo. Elementos: estrutural espacial, estrutural dinâmica, estrutural relações, estrutural ações da dança.
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