Chuva e ventos fortes causam estragos em municípios da ADR de Xanxerê
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê
A forte chuva e os ventos do fim da tarde de terça-feira, 23, provocaram estragos no Oeste de Santa Catarina. Os municípios de Abelardo Luz, Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Marema e Ponte Serrada foram atingidos pelo evento climático. Abelardo Luz foi o município com o maior número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Foram oito quedas de árvores em diferentes pontos e que também atingiram a rede elétrica. Alguns bairros ficaram sem energia elétrica.
Em Faxinal dos Guedes quatro residências ficaram alagadas e houve queda de muro e árvores. Em Xaxim três casas foram destelhadas. No interior do município de Marema, na Linha Carlos Gomes, duas residências foram atingidas. Uma delas ficou parcialmente destruída. Segundo o Comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, major Walter Parizotto, no local aconteceu uma micro explosão. O fenômeno é comum na região, porém, a incidência acontece geralmente em áreas de vegetação. “A micro explosão é uma rajada de vento. Tem alto poder destrutivo, pois a força do vento é muito intensa. Ela atinge um raio pequeno”, explica Parizotto. Os Bombeiros de Xaxim e Quilombo atenderam a ocorrência. Uma pessoa foi encaminhada ao Hospital com ferimentos leves.
Segundo o major, o trabalho do Corpo de Bombeiros se deu principalmente na desobstrução de vias com o objetivo de facilitar o acesso aos locais atingidos. Além disso, houve a distribuição de lonas e auxílio aos atingidos. “Muita queda de árvores que comprometeram os acessos. As equipes trabalharam muito na tarde de terça-feira, até por volta das 23h”, disse.
Na manhã desta quarta-feira, 24, o major Walter Parizotto e o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini, visitaram os locais atingidos. O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Perí também esteve nos locais fazendo o levantamento dos danos e ainda prestando apoio e repassando orientações.
“O Governo do Estado está atuando de forma efetiva tanto através do Corpo de Bombeiros quanto da Defesa Civil, no sentido de prestar o atendimento às famílias, fazer os levantamentos necessários e auxiliar os municípios que foram atingidos”, explicou o secretário regional Ademir Gasparini.
Alerta
A Defesa Civil emitiu alerta na tarde de terça-feira, 23, às 17h08, referente à previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes. Conforme o major Parizotto, é importante que a população realize o cadastro para receber os alertas. “Permanecemos em estado de alerta. Estamos em ano de La Niña e a frequência de chuvas será intensa. Estamos atentos e a população também precisa ficar atenta aos alertas da Defesa Civil. Quem ainda não está cadastrado, é importante que o faça”, explica.
Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado. Envie um SMS com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para 40199.
Informação adicional para a imprensa:
Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere