Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mapeamento das áreas de...

Mapeamento das áreas de risco segue na região de São Miguel do Oeste


Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

As áreas de risco dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso e Guaraciaba seguem sendo mapeadas. A previsão é que até quarta-feira, 24, o serviço seja concluído pela equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) nestas cidades. A ação é da Secretaria de Estado da Defesa Civil por meio de um convênio com a companhia.

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil de São Miguel do Oeste fiscaliza o trabalho que também é realizado, por uma segunda equipe do CRPM, nos municípios de Belmonte, Descanso, Iporã do Oeste, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis. Em fevereiro, cidades como Dionísio Cerqueira, Princesa, Guarujá do Sul e São José do Cedro vão receber os profissionais que são acompanhados nas vistorias pelos coordenadores municipais da Defesa Civil e bombeiros militares.

O valor investido para o serviço em todo o estado é de R$ 4,7 milhões e a atividade deve durar 18 meses. O material produzido pelos profissionais resultará no mapeamento completo, tanto para setorização de risco quanto para a suscetibilidade a movimento de massa e inundação. “Todos os municípios receberão o serviço que vai contribuir na prevenção e também na resposta, em caso de crise. Os planos diretores terão um estudo que dá uma base para suas diretrizes”, afirma o coordenador Regional da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, Daniel Caron.

Utilidade na prevenção

Os produtos servem como base para o município planejar o crescimento de forma preventiva e diminuir os riscos de desastres naturais. Pode ser usado para realizar um plano de redução de risco; área prioritária do município; local recomendado para investir numa obra de infraestrutura de redução de risco; fundamental para os planos diretores municipais.

Utilidade na resposta

Com relação à resposta, o mapeamento é direcionado onde já existe risco. Ele dá suporte para elaborar o plano de contingência municipal mais seguro e também auxilia para a emissão de alertas. 

Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 98837-7422 / 98801-4797
sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste