Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. SCGÁS avançou na expansão...

SCGÁS avançou na expansão de mercado e interiorização do gás em 2017


Presidente da SCGás, Cósme Polêse, em evento em Florianópolis que reuniu representantes dos maiores agentes do mercado de gás mundial e brasileiro para debater o setor –  Foto de arquivo: James Tavares / Secom

Levando em conta o propósito de levar gás natural a todas as regiões de Santa Catarina, proporcionando desenvolvimento econômico e melhorando a qualidade de vida da população, a SCGÁS teve um ano de 2017 bastante positivo. A Companhia bateu recordes de ligação de clientes, entrou no segmento de cogeração e deu início a projetos inovadores que anteciparão a interiorização do gás. Além disso, a distribuidora estreitou suas relações com agentes internacionais e participou ativamente do processo de reformulação do mercado de gás natural brasileiro.

Neste ano foram interligadas 38 novas indústrias à rede da SCGÁS, número recorde desde o início da operação da Companhia, em 2000. Estas empresas representam um volume adicional de 29,7 mil m³ de gás consumidos por dia – o consumo de gás natural industrial apresentou média diária de 1.505.746,647 m³ até novembro. A empresa atende 261 indústrias, 100 delas na região Norte, 70 no Vale do Itajaí, 23 na Grande Florianópolis e 68 no Sul. Além destes, a SCGÁS atende ainda a Koala Energy, de Rio Negrinho, primeiro cliente de cogeração industrial da Companhia, que foi interligado em maio.

Em relação aos demais segmentos atendidos, em 2017 a SCGÁS interligou mais 10 clientes comerciais, 19 condomínios e cinco postos de GNV, além de inaugurar o segmento de cogeração comercial com a interligação do Shopping Della, em Criciúma. São 11.395 residências, 279 estabelecimentos comerciais e 133 postos de combustível catarinenses abastecidos com o gás natural. A empresa expandiu sua rede 19,5 quilômetros, chegando a um total de 1.137,8 quilômetros, a terceira do país.

O consumo de gás natural por parte do mercado catarinense também apresentou aumento significativo. Até novembro, no último resultado comercial apurado, o consumo total do insumo em Santa Catarina foi 5% maior do que em 2016 no mesmo período – as vendas do GNV este ano são as melhores desde 2012. 

O ano que passou foi de avanços na tentativa de antecipar a chegada do gás natural a todas as regiões de Santa Catarina. Há pouco menos de um mês, foi lançado o Projeto Estruturante de Lages, que consiste em um trecho de gasodutos desconectado da rede principal, que pode ser abastecido por veículos que transportam o gás natural até o local de distribuição. A previsão atual é de que a rede principal chegue a Lages apenas em 2020 e, desta forma, três indústrias, 167 estabelecimentos comerciais, 476 unidades residenciais e três postos de GNV deverão ter seu abastecimento antecipado, de acordo com estimativa de mercado feita pela distribuidora.

Além disso, também em novembro, a SCGÁS inaugurou novo modelo de atendimento à indústria. A Arval, empresa de beneficiamento têxtil no município de Gaspar, se tornou o primeiro cliente industrial a ser abastecido com gás natural comprimido (GNC) em Santa Catarina. Dois caminhões rodarão simultaneamente para transportar o GNC da base de compressão mais próxima, em Indaial, até a sede da empresa em Gaspar – em processo parecido ao que já acontece com alguns postos de combustível. A rede principal já chegou a Gaspar, mas a previsão é de que fosse expandida até a sede da Arval apenas em 2019. Desta forma, o atendimento foi antecipado em dois anos e se tornou alternativa para qualquer empresa do Estado que esteja distante da rede principal e deseje utilizar o gás natural em seus processos de produção.

Outra iniciativa inovadora lançada em 2017 foi o Projeto Piloto de Balneário Camboriú. As obras, iniciadas em setembro, resultarão na construção de quase um quilômetro de rede que atenderá as quadras das ruas 2.850 e 2.870. Neste projeto, as redes de distribuição serão construídas nas calçadas, facilitando a execução das obras e pouco interferindo no trânsito local. A obra tem custo aproximando de R$ 1 milhão e os primeiros clientes devem ser ligados no primeiro semestre de 2018. Esta é a primeira etapa de um plano de atendimento a longo prazo da SCGÁS em Balneário Camboriú – a Companhia pretende, nos próximos cinco anos, atingir a meta de 1.400 edifícios, que contabilizariam mais de 30 mil apartamentos, e 350 estabelecimentos comerciais abastecidos com gás natural no município.

Em 2017 foram fortalecidos os laços da SCGÁS com agentes nacionais e internacionais do mercado de gás natural. Com a proximidade do fim do contrato de fornecimento de gás natural aos estados da perna Sul do Brasil – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul –, os governos e as distribuidoras começaram a se mobilizar em busca de novas alternativas de suprimento. Com este objetivo, a SCGÁS organizou em Florianópolis o que foi considerado por muitos o maior encontro de gás natural da história do Brasil, reunindo membros da International Gas Union (IGU) e representantes dos maiores agentes do mercado de gás mundial e brasileiro para discutir o futuro do abastecimento ao Sul do país.

“Foi um ano intenso, mas que valeu a pena todo o esforço. Implementamos diversas inovações para universalizar o acesso ao gás natural para os catarinenses”, afirma o presidente da empresa, Cósme Polêse. “O presente que levamos e deixamos, além do desenvolvimento na implantação de cada metro de duto, é o reconhecimento do mercado e demais públicos do nosso relacionamento que atribuíram, conforme nossa pesquisa interna, um índice de confiança na SCGÁS acima da média”, completa Polêse.
{article Leonardo Mosimann Estrella – SCGás}[text]{/article}