Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc de Ibirama terá...

Udesc de Ibirama terá curso de Engenharia Civil em 2018


Novo bloco da Udesc de Ibirama que está em construção – Foto: Helena Marquardt / ADR

Em 2018 os jovens da região terão uma nova oportunidade em Ibirama. Foi aprovado no Conselho Universitário o curso de Engenharia Civil no Centro de Ensino Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) da Universidade do Estado e Santa Catarina.

A previsão é de que a graduação comece no segundo semestre de 2018 e inicialmente serão oferecidas 40 vagas. Para o novo curso será utilizado o bloco que atualmente está em construção. O investimento do Governo do Estado na nova estrutura é de R$7,5 milhões.

O diretor da Udesc de Ibirama, Carlos Alberto Barth, afirma que ideia começou a ser trabalhada há mais de dois anos. “O primeiro passo foi a elaboração do projeto feito com base em diversas pesquisas de demanda e da nossa capacidade de implantação desse curso e ao longo desse percurso travamos uma batalha muito intensa em prol da aprovação em todos os conselhos, mas finalmente conseguimos a autorização após um longo debate”, lembrou.

Ele ressaltou que o perfil socioeconômico do Vale do Itajaí deu força para a implantação. “Vivemos numa região bastante populosa, industrializada e de economia forte que tem na construção civil uma das suas bases e os indicativos apontam que quando implantado esse curso vai fortalecer a Udesc na região”.

Carlos esclareceu ainda que com a aprovação da Engenharia Civil, o curso de Engenharia Sanitária não vai mais ser oferecido nos próximos vestibulares da Udesc devido à baixa procura, mas que os estudantes de Ibirama vão concluir a graduação normalmente. “É importante frisar também que o perfil profissional dos alunos de Engenharia Civil também vai abranger esta área que é muito necessária, a grade montada vai permitir que eles façam projetos de saneamento.”   

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, comemorou a conquista e lembrou a luta de várias pessoas para que o curso fosse aprovado. “Precisamos reconhecer o trabalho do ex-diretor Dario Nolli, que foi o primeiro diretor do campus e criou o curso de Engenharia Sanitária, do reitor da Udesc Marcus Tomasi e também do deputado estadual Aldo Schneider. Eles foram pessoas que tiveram participação nesse processo e que com certeza entendem a importância desse novo curso, que vai proporcionar ensino de qualidade e totalmente gratuito, fortalecendo a nossa região e trazendo mais desenvolvimento.”

Novo curso tem aprovação da população

No final do ano passado, a instituição realizou uma consulta popular que apontou que a população do Vale Norte era totalmente a favor da graduação na região. Durante dezembro foram realizadas audiências públicas nas nove cidades de abrangência da ADR de Ibirama com a intenção de saber da comunidade e autoridades qual o nível de interesse na mudança do curso de Engenharia Sanitária por Engenharia Civil.

Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama