Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de Quilombo irá...

Regional de Quilombo irá receber oito dos novos policiais militares

O governador Raimundo Colombo e o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, participaram nesta quinta-feira, 14, na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Chapecó, da formatura de 120 novos policiais militares. Este foi o quarto de nove grupos que estão sendo formados durante a semana, em um total de 919 soldados.

Segundo o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, Jaksom Castelli, foram solicitados dois policiais militares para Quilombo, um para Irati e mais cinco para ficarem lotados na 5ª Companhia de São Lourenço do Oeste, mas que devem integrar uma Patrulha Agrícola nos treze municípios que compõem as regionais de Quilombo e São Lourenço do Oeste.

Colombo explica que os novos concursos são para suprir a saída de policiais aposentados. “As aposentadorias estão ocorrendo em um número bastante elevado. Então a gente tem um ingresso muito grande, mas o efetivo aumenta pouco”, informa. “É o maior número da história de Santa Catarina. Em novembro, nós chamamos 200 novos policiais civis, então é um ingresso bem expressivo e tem que continuar. Ano que vem deve haver um novo concurso, do porte deste. Também vamos continuar a investir em tecnologia e inteligência para poder se antecipar contra a criminalidade”, destacou.

“Esse reforço virá para que a gente possa promover segurança a todo o povo de Santa Catarina. Nós vamos reforçar efetivamente e procurar naquilo que compete a Polícia Militar dar a resposta”, disse o comandante-geral Paulo Henrique Hemm. “Definimos a distribuição dos nossos policiais para as cidades de forma técnica e observando vários critérios, como aumento populacional e da criminalidade, da demanda reprimida, dos policiais que foram embora, dentre outros”, explicou Hemm.

Os formados participaram do concurso público em 2015 e iniciaram o curso de formação que aconteceu de 2 de maio de 2017 até 15 de dezembro 2017 no Centro de Ensino da PMSC, em Florianópolis e em mais 15 batalhões pelo Estado.

Foram 1.284 horas compostas por estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreende técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.

Nesse grupo, 60 fizeram o curso de formação de soldados no 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, 30 no 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste e 30 no 20º Batalhão de Polícia Militar de Concórdia.

O soldado Claudinei Gheno disse que entrar na corporação é um sonho de longo prazo que hoje se concretiza. “Passa um filme na nossa cabeça em lembrar de tudo que passamos para chegar até aqui desde o concurso. Todas as etapas foram cumpridas e hoje estamos aqui”, comemorou.

Todas as turmas que encerram a sua trajetória de formação nos cursos da PM escolhem um nome para serem identificadas. A turma que se forma no Estado escolheu homenagear o soldado PM Jaison Carniel. Ele foi morto em 2014 durante uma emboscada dentro de um estabelecimento comercial em Campos Novos.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support