Conselho de Desenvolvimento Regional da ADR Chapecó define pauta conjunta na área de segurança
Os conselheiros da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó participaram nesta quinta-feira,14, em Águas Frias, da última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) do ano. Definiram pauta conjunta na área de segurança e receberam informações sobre zoonoses, com foco nas doenças de Verão.
A secretária Executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, destaca que as ações em conjunto são importantes. “No Conselho de Desenvolvimento Regional podemos criar pautas que atendem as necessidades dos municípios, para avançarmos com mais força”, destaca.
Prevenção
A bióloga da Gerência de Saúde da ADR-Chapecó, Priscila de Azeredo, chamou a atenção dos conselheiros para o trabalho efetivo de combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. O Oeste de Santa Catarina representa 42,6% dos municípios infestados no Estado.
Em novembro, aumentou 57% o número de focos do Aedes aegypti em Santa Catarina, em relação ao mesmo período do ano passado. “Devemos ficar atentos, as ações básicas de prevenção precisam ser realizadas, estas doenças podem ser prevenidas”, afirma a bióloga.
Os municípios assinaram o Termo de Compromisso enviado pela Secretaria de Estado da Saúde, para qualificar as ações do Programa de Controle da Dengue. Também foram incentivados a cumprir o decreto 1.079, de 1º de março de 2017, que estabelece a formação de comissões de articulação e monitoramento das ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em todos os terrenos, prédios públicos estaduais ou utilizados por órgãos públicos ou vinculados.
{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}