Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Lançamento de livro sobre...

Lançamento de livro sobre vivências do povo Laklanõ/Xokleng é marcado pela emoção


Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Um dia marcado pela emoção, cultura e muita história. Assim foi a tarde desta quarta-feira, 6, durante o lançamento do livro “Vivências e sentimentos do povo Laklanõ/Xokleng” do autor João Adão Nunc-Nfoonro de Almeida. A obra, que conta um pouco da vida e principalmente o sofrimento do povo indígena, foi lançada na Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama com a presença de autoridades, membros da Academia de Letras do Brasil, imprensa a comunidade.

O evento contou ainda com apresentações culturais como a dos alunos da Escola Indígena de Educação Básica Laklanõ que cantaram duas músicas na língua Xogleng e dançaram com roupas típicas tocando instrumentos tradicionais como chocalho.

joomplu:33099

De acordo com o autor a intenção é que o livro percorra o Brasil para que o maior número de pessoas conheça a história de seu povo, já que a obra retrata a dor do povo indígena com centenas de mortes, a construção da Barragem Norte e o desmatamento. “Esse livro é um motivo de muita alegria até pelo aceitamento que as pessoas estão tendo, por isso só tenho a agradecer. Quero que ele chegue a todas as escolas e esses alunos possam ler tudo que passou porque a história contada foi a história vivida e sentida”.

Em seu discurso, o secretário da ADR, Jamir Marcelo Schmidt, destacou que é um prazer participar de um momento histórico como esse e citou que infelizmente acredita que as futuras gerações, só terão a oportunidade de conhecer a história do povo Xokleng através do livro. “Muitos nunca ouviram falar dessa realidade que está tão próxima de nós e muito menos a luta desse povo para preservar sua identidade então o livro tem um valor imensurável”, comentou.

joomplu:33098

No lançamento, ele anunciou ainda que assina nesta quarta-feira, 6, a ordem de serviço para a construção de um muro de contenção da escola Laklãno que foi interditada após deslizamentos em 2015. O investimento do Governo do Estado é de mais de R$ 1 milhão. “Nossa intenção é finalizar essa obra o mais rápido possível para que esses estudantes possam voltar a ocupar a escola que é deles a da sua comunidade”, completou.

A presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Ibirama, Apolônia Gastaldi, afirmou que esta é mais uma realização do povo Xokleng/Laklanõ. “Hoje tivemos momentos de grande emoção porque este livro reflete o sentimento de um povo com o qual queremos conviver em harmonia porque sabemos que eles eram os verdadeiros donos de todas essas terras”, falou.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: 
imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama