Regional de saúde alerta para infestação do mosquito da dengue
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão
Nesta segunda-feira, 4, o gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, juntamente com as técnicas responsáveis pela zoonose realizaram um roteiro em todos os munícipios para sensibilizar prefeitos e secretários de saúde dos sete municípios da ADR de Tubarão, em relação às responsabilidades dos municípios no controle e vigilância do Aedes aegypti. Segundo a bióloga e coordenadora de zoonoses da regional de saúde, Sabrina Fernandes, esse alerta é em virtude a epidemia que houve em 2016 mo Estado.
“Este ano nós já temos 57% de focos a mais do que nos anos anteriores, o prognóstico para a próxima temporada não nada animador. Estamos prestes a vivenciar epidemias de dengue, chikungunya e zika, então houve um chamado por parte da secretaria de estado da saúde para realizar este trabalho e sensibilizar os gestores”, explica Sabrina.
Na região da regional de saúde todos os municípios já possuem um programa de controle e vigilância ao Aedes aegypti estruturado. Hoje o Litoral norte e Oeste de Santa Catarina são as regiões mais críticas em relação ao mosquito. “Em Tubarão nós temos três focos, em Jaguaruna um foco e na região da Amurel a situação mais crítica é em São Ludgero com 15 focos. Nós não temos transmissão das doenças pelo mosquito na nossa região, mas além dos órgãos públicos é preciso que o cidadão faça a sua parte e vistorie a casa onde mora e o trabalho, são 10 minutos por semana”, destaca Sabrina.
O gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, ressalta o trabalho que já é realizado pelas prefeituras. “Esse é um trabalho de reforço porque hoje os município já fazem uma vigilância, inclusive com armadilhas que trazem resultados contra o mosquito”, afirma.
Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471