Respeito e valorização da vida é tema de Projeto desenvolvido com alunos da EEB Pedro Simon
Foto: Divulgação/EEB Pedro Simon
Todos os alunos do ensino médio e fundamental da EEB Pedro Simon, de Ermo, da 21ª Gerência Regional de Educação de Araranguá, participaram neste semestre letivo do projeto Vida: Ame, Cuide, Valorize, desenvolvido nas aulas de Artes.
Segundo a professora Kamilla da Silva Rovaris, o objetivo era proporcionar aos estudantes a prática do respeito mútuo, valorizando e respeitando a individualidade de cada um, inspirando a mudanças de atitude como preconceito, conflitos e desigualdades, valorizando a vida. “Como professora senti a necessidade de trazer estes assuntos para a escola, pois havia algumas situações que aconteciam diariamente e que me incomodavam. Como o currículo de Artes é flexível, resolvi pensar em como aliar tudo em um projeto que falasse sobre os vários temas. Para cada coisa, desenvolvi proposições artísticas diferenciadas”.
Temas como Bullying, Cyberbullying, Sexting e Prevenção ao Suicídio foram trabalhados entre setembro e novembro. O projeto iniciou com as turmas do ensino médio. “Este projeto fez todos os estudantes refletirem sobre os temas tão atuais e importantes para a sua vida em sociedade. E aliando isso à arte, que não tem só o papel de ser bonitinha e agradável aos olhos, mas neste caso, de criticar, de fazer pensar, qual o meu papel aqui na escola com os colegas e professores e também em casa e em sociedade”, conta.
Trabalhos de pesquisas sobre os temas, entrevistas, cartazes de orientação, fotografias, trabalhos manuais com produção de camisetas de papel foram algumas das ações inseridas no projeto. Todas as criações e proposições artísticas foram expostas e apresentadas na sala de artes para todas as turmas, proporcionando uma troca de experiências e aprendizado.
A aluna Helen Farias Favaro, de 16 anos, do 2° ano do ensino médio, ressaltou que apesar de ser um tema amplamente trabalhado, muitas pessoas ainda não entendem as consequências do bullying na vida de alguém, não percebem as marcas e dificuldades que isso gera. “Todos nós deveríamos entender que um elogio é infinitamente melhor do que uma crítica. Por que rir e zombar de alguém por um erro, se podemos elogiar a determinação dela em tentar e incentivá-la a continuar? O que mais falta às pessoas é a empatia. O projeto como um todo foi muito bom e, de maneira geral, houve uma mudança significativa, para melhor”, disse.
Para a estudante Lucieine Nazari Piassoli, de 14 anos, do 8º ano do ensino fundamental, o projeto foi bem interessante. “Acho que falar de Bullying e Cyberbullying ajudou, nos fazendo entender e tirar nossas dúvidas sobre o que não sabíamos. Houve uma boa participação da turma e todos compreenderam o que é o bullying, suas causas e como prevenir que aconteça”.
Profissionais como advogados e psicólogos também foram convidados a falarem sobre os assuntos em sala de aula.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}