Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretaria promove formação para...

Secretaria promove formação para profissionais dos Núcleos de Tecnologias Educacionais

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos multiplicadores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) das Regionais e o desenvolvimento integral dos estudantes, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (SED) encerra nesta sexta-feira, 1º de dezembro, em Florianópolis, o curso Aprender em Rede: tecnologias educacionais e inovação. Ao todo, 155 profissionais dos NTEs, Instituto Estadual de Educação e Fundação Catarinense de Educação Especial participaram da formação realizada durante toda esta semana.

Para finalizar o encontro, será realizada uma mesa redonda sobre Brainstorming Era Informação X Era Conhecimento, trazendo assuntos relevantes para a educação do século 21 como, por exemplo, a mudança na legislação para uso do celular em sala de aula. Temas como o Google for Education, fotografias e redes sociais, Design Thinking, alimentação escolar, cidades inteligentes, as plataformas Estudante e Professor Online, foram pauta ao longo da semana. Também foi apresentado aos multiplicadores e professores, o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) e o Plano de Inovação e Tecnologia Educacional de Santa Catarina (PEITE/SC).

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da SED, Francisco Reis Von Hertwig, a ideia é também fomentar o compartilhamento das experiências entre os profissionais. “A oportunidade visa apresentar novos recursos educacionais digitais que proporcionam mais qualidade no ensino dos estudantes”, destaca.

Em Florianópolis, os integrantes do NTE de Ibirama também tiveram a oportunidade de ministrar uma oficina em conjunto com os NTEs de Lages, Tubarão, Florianópolis e Itajaí, para os demais participantes sobre Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) – Sala Web. “Formações como essas sempre são muito importantes para que possamos melhorar o nosso trabalho, inclusive dessa vez pudemos levar uma professora, que agora será disseminadora do uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas ”, comenta a multiplicadora da Regional, Monize Freiberger Leite.

Mais velocidade e qualidade

Além desta ação, nesta semana foram apresentadas as novidades de investimento em tecnologia nas escolas da rede estadual. Uma delas é a ampliação na conectividade das de 100 unidades escolares, além das ofertantes de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) e com Novo modelo de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP), que passarão a ter velocidade de 100 mbps, por meio de uma parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).

Outra iniciativa, foi o projeto piloto de matrícula online em 39 escolas de Florianópolis, que visa agilizar e otimizar o processo de ingresso dos jovens nas unidades. Para 2018, todas as escolas estaduais farão as matrículas de modo on line.
{article Edinéia Rauta – Educação}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support