Tratamento de água e esgoto é tema de reunião do Colegiado da ADR de Timbó
Foto: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó
A 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó realizou nesta quarta-feira, 29, a 8ª reunião de 2017 do Colegiado Regional de Governo (CGO), com os gestores dos órgãos estaduais da região, entre eles: Cidasc, Celesc, Casan, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Delegacia de Polícia Civil, Epagri, Fazenda, Polícia Militar e gerentes setoriais da ADR Timbó.
O encontro ocorreu na sede da Casan de Indaial e teve como tema o tratamento de água e esgoto. A apresentação foi feita pelo Gerente Regional da Casan, Antônio Carlos Fink, chefe da área comercial, José Vilson Brassiani, chefe do Setor Operacional de Água, Marcelo Scheffer da Rosa e pelo chefe do Setor Operacional de Esgoto, Valdeci Ferreira.
Os servidores da Companhia falaram sobre o trabalho e os investimentos da Casan no Estado e na região do Médio Vale do Itajaí. “Somente em Indaial, são 17.500 ligações de água e 2.100 ligações de esgoto, contendo 390 km de rede de água implantada e 66 km de rede de esgoto”, disseram.
Durante a apresentação, os profissionais também informaram que a Casan atende, com a distribuição de água, 100% da população na área urbana de Indaial, o equivalente a 65 mil habitantes, e ressaltaram que o município tem 20% do esgoto coletado e tratado.
A ampliação da Estação de Recalque Água Tratada, que eleva a capacidade de distribuição de água na cidade de 170 litros por segundo para 240 litros por segundo, é uma das melhorias feitas neste ano. Para 2018, os investimentos incluem dois novos reservatórios, aumentando em quase 70% a capacidade do reservatório atual.
A cidade também está recebendo recursos para ampliação da cobertura em esgotamento sanitário. A nova etapa atenderá o Bairro Tapajós, onde serão beneficiados mais de 7 mil moradores, com investimento previsto de R$ 17 milhões, que ampliará a cobertura em coleta e tratamento para 26%.
Para a secretária executiva da ADR de Timbó, Lúcia Steinheuser Gorges, água e esgoto tratados significam mais saúde. “Tudo que investimos em coleta e tratamento de esgoto, será uma economia em saúde, pois esse serviço melhora a qualidade de vida dos moradores e valorizam o nosso Estado”, complementa.
{article Bruna Ramos – ADR Timbó}[text]{/article}