Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cedup promove festival de...

Cedup promove festival de gastronomia e cultura

Foto: Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó

Os estudantes do curso Técnico em Hospedagem e Técnico em Cozinha do Centro de Educação Profissional (Cedup) Chapecó promoveram no último sábado, 25, o Festival Gastronômico de Burgers, que contou com mais de 400 visitantes. O evento apresentou novidades na gastronomia por meio dos “admiráveis burgers novos”.

O festival foi organizado a partir de uma pesquisa multidisplinar sobre as etnias e a formação da população regional, que junto com estudo da rede hoteleira gerou informações sobre ingredientes, formas e cores para preparação de dois tipos de hambúrgueres: italiano e alemão. “Os alunos tem uma pesquisa de alimentação, fizemos produtos que não existem no mercado, utilizando-se de algo típico e característico destas culinárias”, explica o professor de Hospedagem e Cozinha, Rafael Fernandes.

Os cursos de Transações Imobiliárias, Vestuário, Enfermagem, Estética e Massoterapia, também participaram do evento com atividades complementares para ambientar a pesquisa, que envolveu a história e cultura dos caboclos, indígenas, alemães e italianos. Segundo a diretora do Cedup, Simone Lorenzet, o grande propósito foi fazer uma atividade que envolvesse todos os alunos e professores. “O objetivo maior é aliar a teoria e a prática. Produzimos um evento em que os alunos puderam exercitar questões trabalhadas no currículo”, explica a diretora. Os alunos levaram à prática as formas de atendimento, desde a recepção até avaliação do evento.

Para o estudante do curso Técnico em Hospedagem, Iago Vitório Castaldi, o evento conseguiu mesclar a gastronomia com a cultura que colonizou a região do Oeste Catarinense. “Conseguimos colocar coisas típicas da alimentação dos alemães e italianos nos hambúrgueres e cenários”, destaca. A estudante do curso Técnico em cozinha, Zuleika Pagusat, também aprovou a atividade. “Esta oportunidade está sendo muito boa,  porque conseguimos trabalhar em equipe, com novos conhecimentos”, afirma.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}