Colegiado de governo da ADR Chapecó destaca avanços do ano
O Colegiado de Governo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó participou de reunião descentralizada na Epagri, nesta sexta-feira, 24. Neste último encontro do ano, os órgãos de governo apresentaram as conquistas e desafios. A Epagri também compartilhou as ações do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar, que tem como foco atual o melhoramento genético de feijão e milho e dos sistemas produtivos em leite.
A secretária Executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, destacou os índices positivos de Santa Catarina, que alcançou neste ano o segundo lugar como Estado mais competitivo do Brasil. “Fizemos parte desta conquista, avançamos em pilares importantes, que refletem no desenvolvimento do nosso Estado”, afirma a secretária.
Segurança
A segurança pública é um dos setores que tem contribuído para a melhoria dos índices na região. O delegado regional, Wagner Meirelles, enfatizou que as parcerias foram fundamentais. Neste ano foi implantada a 3ª Delegacia de Polícia no Bairro Efapi; está em fase de licitação na Secretaria de Estado da Segurança Pública a reforma da Central de Polícia no Bairro Passo dos Fortes e a Delegacia Regional de Polícia – que atende cerca de 1,2 mil pessoas por dia – está elaborando projeto de reforma da estrutura. Segundo Meirelles a integração entre as polícias Civil e Militar também foi determinante. “Tivemos mudança de gestão, com trabalho mais próximo da comunidade, com isso aumentamos a sensação de segurança da população”, afirma.
Pesquisa
Com as reuniões descentralizadas, o colegiado compartilha as experiências e infraestrutura dos setores. A Epagri apresentou as ações de pesquisa. “A pesquisa é fundamental para termos avanços, com melhorias de manejo e aumento da produtividade”, afirma o gerente da Epagri, Ivan Tormem.
A Epagri tem como linhas de pesquisa os programas de melhoramento genético do feijão, de milho, sistemas produtivos de leite, sanidade animal, solos, socioeconomia, fruticultura e florestas. Conta com os serviços de análises de solo, fertilizantes e água; identificação de pragas e doenças e estação meteorológica.
{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}