Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Jovens levam novas perspectivas...

Jovens levam novas perspectivas para suas propriedades após curso de bovinocultura leiteira da Epagri


Fotos: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

A quinta-feira, 23, foi de comemoração para os 20 formados que concluíram o curso de Aprofundamento em Bovinocultura de Leite para Jovens Rurais das Regionais da Epagri de São Miguel do Oeste e Palmitos. A formatura foi realizada no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste (Cetresmo) e reuniu familiares e autoridades dos 20 municípios envolvidos que fazem parte das regiões das Agências de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Palmitos, Maravilha, Itapiranga e Dionísio Cerqueira.

Os 20 alunos inscritos são egressos do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo com Jovens Rurais da Epagri, que iniciou em 2013. Ao todo, a capacitação recebeu R$ 50 mil de investimento por meio do SC Rural. Foram quatro etapas de três dias cada, realizadas em abril, junho, agosto e novembro. O tema para o aprofundamento foi levantado na avaliação do curso de Liderança.

“A cada nova turma no curso de Lideranças da Epagri, e agora nesse de aprofundamento, é ressaltada a importância da permanência dos jovens no meio rural. Não existe fórmula mágica para isso acontecer. As estruturas necessárias para uma vida digna no interior é papel fundamental dos governos, e estas, são básicas. É a energia, a internet, uma boa estrada”, afirma o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli.

A formatura também contou com a palestra do professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Rodrigo Kummer, de São Miguel do Oeste, que falou sobre as Juventudes Rurais: desafios e perspectivas.

Mulher administrando, sim

joomplu:32537

Hoje ela comemora a formatura, o conhecimento adquirido e o seu primeiro “salário”. “Iniciamos o projeto de bovinocultura de leite por insistência minha e já estamos colhendo os resultados. Há dois meses pude receber, das mãos do meu pai, o primeiro cheque, com meu primeiro salário”, disse a empreendedora rural que só pensa em crescer e aumentar ainda mais a renda da família.

{article Gisele Vizzotto – SDR São Miguel do Oeste}[text]{/article}