Gerência de Educação de Araranguá reúne secretários municipais em reunião técnica sobre Plano de Ações Articuladas
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, por meio da Supervisão de Articulação com os Municípios da 21ª Gerência Regional de Educação, juntamente com a Diretoria de Articulação com os municípios da Secretaria de Estado da Educação (SED), promoveram na tarde desta quinta-feira, 16, no auditório da ADR, uma reunião técnica sobre o PAR – Plano de Ações Articuladas, voltada aos Secretários Municipais de Educação das Prefeituras do Extremo Sul.
As orientações foram prestadas pelo gerente da Diretoria de Articulação com os Municípios da SED, Plauto Mendes, e pela supervisora de articulação com os municípios da Gered Araranguá, Rosmere Macalossi, com a participação da gerente regional de Educação, Celina Hobold da Rosa. “O Plano de Ações Articuladas é a essência do planejamento da rede municipal. Ele faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação que todos os municípios assumiram compromisso de construir. É uma plataforma onde o gestor faz o planejamento futuro dos próximos dois, incluindo formação pedagógica, infraestrutura, entre outras questões importantes”, disse.
O Plano de Ações Articuladas (PAR) é o conjunto de ações, apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa o cumprimento de metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC e o ente apoiado.
Municipalização das escolas
Outro momento da reunião técnica foi de discussão, também por meio de videoconferência com a SED, do Programa de Parceria Educacional Estado-Município instituído pelo Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação por meio do Decreto nº 502, de 16 de setembro de 2011, que segue o princípio de colaboração entre estado e os municípios para o atendimento da oferta do ensino fundamental.
A Parceria Educacional tem por objetivo partilhar com o poder público municipal a responsabilidade pela oferta do ensino fundamental; cooperar com os municípios, do ponto de vista de recursos humanos, de cessão de uso e/ou doação de bens móveis e equipamentos e imóvel escolar, quando não houver demanda de ensino médio na escola; e fortalecer a autonomia do poder local na busca de uma escola pública de qualidade.
Para a supervisora de articulação com os municípios da Gered Araranguá, Rosmere Macalossi, esta parceria entre Governo do Estado e municípios tem por objetivo apoiá-los na elaboração e acompanhamento dos seus Planos de Educação e PAR. “A municipalização acontece de forma gradativa, e é baseada em estudos técnicos, análises e estatísticas. É um reordenamento que tem como objetivo atender a oferta de alunos com qualidade e eficiência”.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}