Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Feira de Ciências e...

Feira de Ciências e Tecnologia movimenta educação no Estado


Foto: Divulgação / SED

A XII Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, fase estadual, das escolas da rede pública do Estado começou nesta quinta-feira, 16. Alunos e professores de diferentes regiões estão em Florianópolis até sexta-feira, 17, para apresentar seus trabalhos. São 99 projetos em exposição de 330 alunos e professores.

“Este evento é um reflexo do trabalho e esforço empregado por professores e alunos desde os eventos realizados em cada escola até as seletivas nas Gerências Regionais de Educação. Os projetos aqui apresentados são o reflexo do ensinamento dos professores e do aprendizado dos alunos, além de ser uma boa oportunidades para trocarem informações e experiência”, destaca a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

Entre os projetos apresentados está o dos alunos Gustavo da Rosa e Brandizio Marcelo Oliboni, da EEB Giovani Trentini. Com orientação da professora de Língua Portuguesa, Marciana Hasse, os alunos trabalharam a expectativa de vida. “Estamos todos querendo viver mais e elevar a expectativa de vida da população, mas não podemos generalizar, pois as pessoas têm hábitos de vida diferentes. Por isso, criamos uma pesquisa com 20 questões, que são respondidas e a partir daí conseguimos ter a expectativa de vida daquela pessoa”, explica Oliboni.

A pesquisa apresenta ainda dicas para colocar em prática e aumentar os anos de vida das pessoas. “Fizemos muita pesquisa, conversamos com médicos. Isso não é um diagnóstico e não somos médicos para receitar nada, são apenas dicas para mudar hábitos do cotidiano e que podem reverter em mais anos vividos”, destaca o estudante. O trabalho dos alunos inicou ainda no ano passado e, além de aplicar o teste com os colegas e professores da escola, também realizaram palestra sobre a importância de cuidar da saúde para a comunidade escolar. “Nos preparamos muito para estar aqui e apresentar o nosso trabalho. Também queremos conhecer e conversar com outros estudantes e professores para saber o que estão trabalhando. É uma ótima oportunidade de convivência e troca de experiências”, afirma a professora Marciana.

Além deste outros tantos trabalhos, entre eles de radiação, depressão e gravidez na adolescência, sustentabilidade e tecnologia, estão em evidência na Feira, que é aberta ao público e pode ser visitada por escolas e comunidade em geral. “Nestes dois dias, quem visitar a feira vai ver a socialização e compartilhamento de projetos e experiências muito interessantes. São bons exemplos que podem ser colocados em prática. As noites de sono perdido e o tempo gasto na produção deste material são recompensados nesta etapa final da feira”, finaliza a gerente de Gestão de Educação Básica e Profissional, Zulmara Luiza Gesser.
{article Edinéia Rauta – Educação}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support